Investimento privado de seis milhões de euros com o apoio da Autarquia.
As instalações devolutas da antiga fábrica de tecidos FIL, em S. Mamede de Infesta, onde chegaram a trabalhar 1400 pessoas, darão lugar, dentro de um ano, ao CEMFIL- Centro Empresarial FIL. Um espaço com mais de 14 mil metros quadrados, que estará dividido em 16 fracções, entre cave, r/c e primeiro piso. Ao todo, haverá 153 lugares de estacionamento (dos 8 quais são para deficientes), área de serviços, pequenas indústrias, escritórios, restaurante e lojas.
O investimento privado ronda os seis milhões de euros.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos efectuou hoje, dia 30 de Maio, uma visita ao local para a anunciar ao promotor imobiliário a emissão da licença para que avance com as obras no terreno.
“A Câmara facilita ao máximo o investimento privado. Este espaço vandalizado será recuperado. O antigo depósito de água será mantido, mas vamos voltar a dar vida a um edifício emblemático em S. Mamede de Infesta. Nesta altura de crise, ainda há gente com capacidade de investimento que temos que apoiar”, defendeu o Dr. Guilherme Pinto, no final de uma visita que contou com a participação do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, da Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, da administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz, e do presidente da Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta, António Moutinho Mendes.
A comitiva visitou ainda as instalações da firma Ferreira e Teixeira, um antigo armazém degradado, sito na Av. Menéres 810,que foi recuperado graças ao programa FINICIA. Num financiamento aprovado de 45.000,00€, para um total de 77.000,00 de investimento, foi possível recuperar estruturas, fachadas e acessibilidades. O Armazém 810 é agora uma loja de mobiliário e equipamento de cozinhas.
O programa FINICIA apoia atualmente 11 projetos, que empregam 50 pessoas e que envolvem um investimento de 700 mil euros.