Edifício está a ser alvo de reabilitação e ampliação para acolher a sede dos escuteiros de Santa Cruz do Bispo.
O edifício, construído em 1890, a “expensas da Viscondessa de Santa Cruz do Bispo”, acolheu inicialmente a escola para meninas Nossa Senhora da Guia. Nos últimos anos, as instalações foram utilizadas pelo Agrupamento 276 de Santa Cruz do Bispo, do Corpo Nacional de escutas, para as suas atividades.
Todavia, o edifício apresentava vários problemas de segurança que a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu resolver.
De acordo com o projeto da autoria da arquiteta Luísa Valente, a intervenção inclui, numa primeira fase, a reabilitação do edifício, e, posteriormente, a ampliação das instalações, assegurando a ligação do imóvel ao exterior.
No piso zero ficará a receção, enquanto o piso superior terá uma espécie de ‘open space’ que poderá ser divido em três salas, das quais duas poderão ser utilizadas como auditório e galeria de exposições temporárias. A ampliação das instalações permitirá criar mais duas salas, cafetaria, instalações sanitárias e uma ligação ao exterior.
A obra tem um prazo de execução de seis meses e custa cerca de 180 mil euros (+IVA). O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, fez questão de acompanhar hoje no terreno o progresso da empreitada, tendo-se feito acompanhar pela Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, e pelo presidente da união de freguesias de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita.