“Querubim” e “Humana Taranja” foram as bandas em palco em mais um fim de semana de “Animar Matosinhos”, o programa de animação promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos para os fins de semana de agosto.
“Querubim” é um projeto musical pensado por Rodrigo Cardoso (guitarra e voz) que, em palco, se fez acompanhar por Ricardo Barroso na guitarra, Tomás Simões no baixo, André Soares na bateria e Daniel Taveira nos sintetizadores.
As canções, que no sábado a banda deu a conhecer no “Animar Matosinhos”, são um ponto de encontro entre a língua portuguesa e uma abordagem de composição marcada pela simplicidade.
No domingo, foi possível assistir à atuação dos “Humana Taranja”, um projeto pensado e iniciado pelo vocalista Guilherme Firmino. Em palco, estiveram ainda David Yala na guitarra solo, Filipa da Silva Pina no teclado e nas vozes, Marta Inverno no baixo e nos coros, e Afonso Ferreira na bateria.
A banda estreou-se ao vivo em 2018, na última edição do festival “Barreiro Rocks”, e, em 2020, lançou o EP “Quase Vivos”. Este trabalho alcançou o 26º lugar na lista de Melhores Discos Portugueses de 2020, de acordo com a revista espanhola Mindies. Em 2023, surge finalmente o primeiro longa-duração da banda, intitulado “Zafira”.
Sempre aos finais da tarde, pelas 18h00, e tendo como pano de fundo a zona envolvente ao monumento do Senhor do Padrão, o “Animar Matosinhos” prossegue no próximo fim de semana com as atuações de “No Smoking On Board” e “Senhor Q”. A entrada é livre.