Visita guiada por Joel Cleto e projeto “Quem Somos: Os Rostos do Mar”
O programa de animação de verão “Animar Angeiras” chegou ontem ao fim com a realização das iniciativas “Sê Garum” e “Quem Somos: Os Rostos do Mar”.
“Sê Garum” consistiu numa visita guiada, ao final do dia, aos tanques romanos com o historiador Joel Cleto, quando se completam 30 anos sobre as escavações que desenvolveu na praia de Angeiras.
São seis conjuntos de tanques (dos séculos IV e V), com um total de 32 exemplares, de formato retangular e trapezoidal escavados no afloramento rochoso e dispersos ao longo de cerca de 600 metros pelo areal da praia de Angeiras.
Classificados como Monumento Nacional, destinavam-se à salga de peixe e à produção de conserva de peixe como o garum (uma pasta resultante da maceração de diversas espécies de peixe e moluscos com vinho, azeite e outros produtos) muito apreciado na altura pelos romanos.
Foram ainda identificados tanques destinados à extração do sal a partir da água do mar.
À noite, junto à praia de Angeiras, teve lugar a apresentação pública do projeto “Quem Somos: Os Rostos do Mar”, um espetáculo audiovisual que contou com a voz de Raquel Sousa, as sonoridades de Simão Valinho e os visuais de Lígia Lebreiro.
O espetáculo foi criado a partir das recolhas efetuadas em residência artística na comunidade piscatória de Angeiras, nomeadamente as tradições, as histórias, as danças e canções, os saberes das gentes da pesca.