12.11.12
Inauguradas duas novas salas para atividades e ginásio.
No dia em que o CATI- Centro de Apoio à Terceira Idade de S. Mamede de Infesta celebrou o seu 30º aniversário, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos inaugurou, hoje, dia 12 de Novembro, as novas salas de atividades e ginásio.
A ampliação do lar do CATI é uma das obras na área da solidariedade social que contou com o financiamento do POPH- Programa Operacional de Potencial Humano e da Câmara Municipal, facto que mereceu os elogios do presidente da junta de freguesia de S. Mamede de Infesta, António Moutinho Mendes, que chamou a atenção para “a política empreendedora, social e financeira” que possibilitou este e outros projetos no Concelho.
“No momento em que vemos a população envelhecer, tínhamos que fazer tudo por tudo para que as instituições tivessem resposta para os cidadãos de Matosinhos”, explicou o Presidente da Câmara Municipal.
Além do CATI, mais cinco instituições do Concelho têm obras em curso na área da deficiência e terceira idade. “Quando terminarem as obras, temos que pensar se é necessário fazer mais alguma coisa. Em matéria de ação social, fechamos um ciclo”, declarou o Dr. Guilherme Pinto.
O custo total da empreitada, a rondar os 168 mil euros, foi comparticipado pela Autarquia em mais de 70 mil euros, na sequência do parecer favorável do Conselho Local de Ação Social da Rede Social de Matosinhos.
O CATI, recorde-se, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada em 1982, e, pela qualidade dos serviços prestados, uma das referências concelhias na atribuição de respostas sociais a pessoas com mais idade, nomeadamente às mais carenciadas, através das valências de Centro de Dia, Centro de Convívio, Apoio Domiciliário e Lar Residencial, que, no total, tem capacidade para atender cerca de 200 pessoas.
A ampliação do edifício do Lar, com estas duas novas salas, melhora as condições para realização de atividades de estimulação e retardamento da perda de faculdades das pessoas residentes neste equipamento social. As duas salas serão abertas à comunidade.
“Este é um dia muito especial. Conseguimos mais uma página do livro do CATI. 30 anos é uma vida, mas o sonho continua”, disse Carolina Costa, presidente da instituição.
Aliás, o Vice-presidente da Autarquia, e responsável pelo pelouro da Ação Social, Dr. Nuno Oliveira, admitiu que “o CATI tem sabido evoluir, tem sabido responder às novas necessidades”, salientando a oportunidade que o POPH representou para “a modernização das nossas instituições”.
Presentes na cerimónia estiveram ainda os vereadores da Educação, Prof. António Correia Pinto, da Cultura, Fernando Rocha, e do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, e a deputada da Assembleia da República, Dr.ª Luísa Salgueiro.
Conteúdo atualizado em12 de novembro de 2012às 17:30
