30 veículos elétricos foram hoje entregues no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública- ECO.mob
A cerimónia realizou-se hoje no Terminal de Cruzeiros de Leixões e envolveu a intervenção do Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do administrador da APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Nuno Araújo, e do representante do Fundo Ambiental, Luís Neves Filipe.
Marcaram ainda presença a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, e o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro.
Os veículos hoje entregues destinam-se a serviços públicos em áreas como ambiente, finanças, saúde, habitação e reabilitação urbana, mobilidade e transportes, segurança social, forças de segurança, energia e geologia, entre outras.
Até 2025, estima-se que sejam entregues, no total e de uma forma faseada, 1200 veículos elétricos para a administração pública. O investimento, de 23 milhões 340 mil euros, será aplicado não só na aquisição de veículos elétricos, mas também na instalação de postos de carregamento e de sistemas de monitorização.
“O Estado está a liderar pelo exemplo”, declarou o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente. Assumindo o compromisso de Portugal atingir a neutralidade carbónica em 2050, José Mendes lembrou que “a mobilidade elétrica é fundamental para atingir esse objetivo”.
Luísa Salgueiro enalteceu o facto de o município de Matosinhos já ter iniciado a substituição da sua frota por veículos elétricos, a instalação de postos de carregamento elétrico no Concelho, a utilização de iluminação LED em vários edifícios municipais, entre muitas outras já medidas em vigor há já alguns anos.
Em curso está também o projeto Living Lab Matosinhos, que resulta de uma candidatura ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, e que pretende testar soluções tecnológicas de baixo carbono, alcançar uma maior eficiência energética e a redução das emissões poluentes.
Também a APDL tem vindo a enquadrar-se na rota da neutralidade carbónica. Segundo Nuno Araújo, este ano, serão adquiridos cinco veículos elétricos. Em 2020, serão dez, representando cerca de 20% da frota total. A instalação de iluminação LED e de painéis fotovoltaicos nas instalações de Leixões e de Viana do Castelo, assim como as novas acessibilidades marítimas permitirão ganhos no que respeita ao consumo energético e à redução de emissões de carbono.
Para o Ministro do Ambiente, “isto não é uma coisa fácil, mas os ganhos serão enormes no futuro”. A melhoria da qualidade do ar que respiramos e a poupança no consumo de energia justificam, por si só, nas palavras de Matos Fernandes “a aposta na massificação da introdução de veículos elétricos”.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
