Nuno Higino assina o primeiro de três livros sobre o arquitecto, numa edição pioneira da Casa da Arquitectura.
“Álvaro Siza: Desenhar a Hospitalidade” é o primeiro livro a ser editado pela Casa da Arquitectura.
Da autoria de Nuno Higino, o livro resulta de uma tese de doutoramento apresentada na Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense de Madrid em 2007, sobre os desenhos de Álvaro Siza, uma leitura a partir do filósofo francês Jacques Derrida.
“Sempre quis desenhar, mas não conseguia. Cresci com essa frustração. É a mão de um cego que não se deixa guiar, porque- aprendi eu- um cego não pode guiar outro cego.
Por isso, observei quem sabia. O Álvaro Siza desenha como se, de olhos fechados, soubesse o mundo de cor”, explicou o autor.
Nuno Higino nasceu em Felgueiras, em 1960. É professor de filosofia e sociologia na Universidade Fernando Pessoa. É licenciado em Teologia e doutorado na área da Filosofia Estética. Integra a equipa de trabalho da Associação Casa da Arquitectura. Faz parte da direcção da Cooperativa Árvore e da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Tem vários títulos publicados da área da poesia e da Literatura infanto-juvenil.
A sessão de lançamento, no dia 16 de Dezembro, no Centro de Documentação Álvaro Siza, contou com a presença do arquitecto Álvaro Siza Vieira. “Descobri muita coisa que não sabia sobre mim. Descobri o que significa o que faço. Aprendi muito sobre o que faço. O desenho conduz o pensamento. Por isso, sou anti-tese. O desenho é inesperado. A liberdade, a surpresa de desenhar, é um bem precioso para um arquitecto”, disse Siza Vieira.
Presente na sessão de lançamento do livro “Álvaro Siza: Desenhar a Hospitalidade”, o primeiro de três que serão publicados por Nuno Higino, esteve também o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha.