22.07.11
Incubadora de empresas será instalada no piso superior até ao final de 2012.
“O casamento entre a tradição e a inovação é algo irresistível”. As palavras foram proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, dia 22 de Julho, na apresentação da incubadora de empresas que o Espaço Quadra- Centro de Inovação e Criatividade irá instalar até ao final de 2012 no Mercado Municipal de Matosinhos.
Para o efeito, a Autarquia irá proceder durante a próxima semana à reorganização do espaço, mantendo, no entanto, para já, intacto o piso inferior, onde está situado o sector do pescado.
Actualmente, a ala norte é ocupada por várias lojas. Contudo, depois da intervenção, os serviços administrativos, as flores, a fruta, o vestuário, o café, os produtos biológicos, o artesanato e os produtos biológicos ficarão concentrados na ala sul do Mercado Municipal. Na ala norte será instalada a incubadora de empresas, um projecto da autoria da arquitecta Maria Milano e do gabinete Arquitectos Anónimos. O investimento ronda os 350 mil euros.
“Esta é a maior transformação que alguma vez ocorreu no Mercado de Matosinhos do ponto de vista da concepção. Queremos tornar este equipamento que é monumento nacional ainda mais apelativo. Tenho que agradecer aos ocupantes do Mercado que perceberam esta oportunidade. Em Matosinhos estamos a apostar numa dinâmica económica que está a revolucionar o Concelho”, disse o Dr. Guilherme Pinto, dando como exemplo os investimentos realizados na gastronomia, na arquitectura, no turismo e na inovação. “Espero que todos estes investimentos tenham um efeito multiplicador na nossa economia e que atraiam o investimento privado”, manifestou o edil.
A incubadora de empresas surge no seguimento da aposta da Câmara Municipal de Matosinhos e da ESAD/Escola Superior de Artes e Design, no âmbito do Projecto Urbano de Renovação, Dinamização e Requalificação da Quadra Marítima, de criar um espaço de arte e design multidisciplinar e sustentado, capaz de qualificar sectorialmente e reforçar a nível regional, nacional e internacional a notoriedade de Matosinhos.
“Esta intransigência da Câmara, de preservar e de reforçar a identidade do Mercado como um equipamento de cultura e de sociabilização, veio ao encontro das nossas expectativas de conciliar a tradição com a inovação”, explicou o Prof. José Bártolo, Director do Conselho Científico da ESAD.
A incubadora de empresas ocupará uma área total de 2.579 m2, envolvendo um banco de ideias e projectos, num espaço de co-working com 12 ateliers, que vão desde a arquitectura ao design gráfico, passando pelo design de produto, joalharia ou moda, dos quais se salienta desde já a presença dos Arquitectos Anónimos®, da estilista Maria Gambina ou do INDI – Investigação em Design Industrial.
A incubadora de empresas irá trabalhar em rede com a Galeria Quadra, o Centro de Investigação da ESAD e a futura sede do Espaço Quadra, na Rua Brito Capelo.
Presentes na apresentação da incubadora de empresas estiveram o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o Vereador do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar, a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, a Administradora da Matosinhos Habit, Eng. Olga Maia, o presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, António Parada, e o Presidente da Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, Fernando Sá Pereira.

Conteúdo atualizado em22 de julho de 2011às 16:33
