
Primeira sessão do concerto com a comunidade do projeto Holograma aconteceu ontem
O Auditório da Paróquia de S. Mamede de Perafita, localizado na Praceta Padre Ângelo Ferreira Pinto, em Perafita, recebeu ontem o primeiro concerto inserido no Projeto Holograma – Cultura para Todos, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Matosinhos e da Casa da Música que pretende levar a cultura a todos.
O primeiro concerto do conjunto de seis dirigidos à população no âmbito da 2ª edição deste projeto decorreu ontem e contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Matosinhos e responsável pela área da intervenção social e saúde, Carlos Mouta, e da presidente da União das Freguesias Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós.
“Álbum de Memórias” foi o título dado ao espetáculo que “inundou” ontem de musicalidade este espaço cultural de Perafita.
Com direção artística de Tiago Oliveira e Óscar Rodrigues, músicos e formadores da Casa da Música, o concerto com a comunidade “Álbum de Memórias” foi construído ao longo de 12 sessões e é o culminar de um projeto de intervenção artística comunitária com as pessoas dos Grupos de Ajuda Mútua (GAM) da CMM e do Projeto Mais Perto da Unidade Local de Saúde de Matosinhos no âmbito da Saúde Mental. Também participaram neste concerto técnicos da Câmara Municipal e cuidadores informais do projeto da autarquia Matosinhos a Cuidar.
O concerto possibilitou a visita a um “Álbum de Memórias” construído a partir de fragmentos das histórias reais de cada um dos participantes - uma memória coletiva criada através da partilha individual. Uma viagem que passou por momentos muito diferentes, desde o calor de África até à impessoalidade mecânica da fábrica, passando pelos sons da infância e pelas festas populares, procurando sempre explorar esse espaço liminar entre o indivíduo e o grupo.
O “Álbum de Memórias” insere-se na programação do “Holograma – Cultura para Todos”, um projeto, de âmbito metropolitano, da Fundação Casa da Música que conta com a parceria do município de Matosinhos com fim previsto nesta edição de 2022. No entanto, a Câmara de Matosinhos apresentou candidatura ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) no sentido de lhe dar continuidade, tendo obtido a aprovação para o prosseguimento do mesmo por mais três anos.
O projeto Holograma – Cultura para Todos continua nos próximos dias com mais cinco concertos gratuitos para o público em geral e destinados a várias faixas etárias.
Hoje, pelas 21h00, “Novos Talentos - Conjunto Júlio” trará a Matosinhos Tomás Simões no baixo, Francisco Sanona na guitarra, João Maria na guitarra, voz e synths e Vasco Brito na bateria. Conjunto Júlio parte de uma vontade de ressoar no cenário do rock moderno português, adicionando temperos dos contextos e influências musicais de cada um.
Dirigidos às crianças e suas famílias, decorrerão os espetáculos musicais “A Rolha da Garrafa do Rei de Onde?” e “O Pinóquio”, ambos no dia 17 de dezembro, para crianças maiores de 6 e 3 anos, respetivamente.
Ainda no dia 17 de dezembro, será realizado um concerto dos Solistas da Casa da Música. No alinhamento destes recitais encontraremos composições criadas em várias épocas, desde o século XVIII até aos nossos dias. Mas, sobretudo, encontramos o prazer de fazer e dar a ouvir boa música.
O ciclo de concertos terminará a 18 de dezembro com mais uma sessão do espetáculo “Álbum de Memórias” desenvolvido com a comunidade.
Para poder assistir aos espetáculos, basta inscrever-se através do seguinte link https://survey123.arcgis.com/share/10e01af6fc0242608376ca2d507010f6



































