O futuro da romaria, a extinção de freguesias e o novo regulamento dos cemitérios municipais foram alguns dos assuntos abordados pelo público.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos prossegue a segunda edição do Ciclo de Conferências “Agitar Matosinhos”, centrada nas comunidades locais.
Com esta iniciativa, o Dr. Guilherme Pinto pretende ouvir as ideias que os matosinhenses têm para a sua terra, convidando-os a fazer parte do processo de criação de uma cidade nova.
O Auditório da EB da Senhora da Hora acolheu, dia 26 de Março, mais um encontro de cidadania. Além do Dr. Guilherme Pinto e do presidente da junta de freguesia, Valentim Campos, marcaram presença o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, a administradora da Matosinhos Habit, Eng. Olga Maia, e a administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz.
“É um privilégio para a Senhora da Hora receber este encontro de cidadania”, disse o presidente da junta de freguesia.
Depois da exibição de um vídeo sobre os investimentos realizados entre 2005 e 2012, assentes na estratégia “Mar + Movimento + Cultura”, o Presidente da Câmara referiu que “é muito importante ouvir os cidadãos na definição do futuro da cidade”. “Apesar das dificuldades do país, temos que ter uma estratégia para Matosinhos. Temos as melhores infraestruturas do país, mas continuamos a ter uma baixa qualificação dos nossos recursos humanos”, adiantou, daí que “a grande aposta da Câmara tenha sido a educação”, concretizada nos mais de 20 centros escolares construídos.
A taxa de desemprego preocupa, no entanto, o Dr. Guilherme Pinto, uma vez que de seis mil desempregados em 2005, Matosinhos conta atualmente com 11 mil pessoas sem trabalho.
Atrair o investimento privado para Matosinhos tem sido, por isso, uma forte aposta do Executivo. A Escola de Gestão do Porto, o Centro de Excelência de Indústria Automóvel, o Centro de Ciências do Mar, o Magalhães, as novas unidades da Ramirez, foram alguns dos exemplos dados.
“Como não temos o dom de saber tudo, estabelecemos um diálogo franco com os cidadãos”, afirmou.
Entre as questões abordadas pelo público estiveram o novo regulamento dos cemitérios municipais, o concurso público da Loja do Munícipe, a falta de um espaço cultural na freguesia, o futuro da romaria da senhora da Hora, o estado do comércio tradicional, a municipalização dos estádios de futebol, questões esclarecidas pelo Dr. Guilherme Pinto.
O próximo debate do “Agitar Matosinhos” está agendado para o dia 9 de Abril, pelas 21h30, e terá lugar na EB de Lavra. A entrada é livre.