O próximo debate – e último - será em Santa Cruz do Bispo.
Centrada nas comunidades locais, prossegue no terreno a II edição do Ciclo de Conferências “Agitar Matosinhos”.
Com esta iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal pretende ouvir as ideias que os matosinhenses têm para a sua terra, convidando-os a fazer parte do processo de criação de uma cidade nova.
O Auditório da Associação de Apoio Social de Perafita acolheu, dia 3 de Maio, mais um encontro de cidadania. Além do Dr. Guilherme Pinto e do presidente da junta de freguesia, Miguel da Hora, marcou presença o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira.
Depois da exibição de um vídeo sobre os investimentos realizados entre 2005 e 2012, assentes na estratégia “Mar + Movimento + Cultura”, o Dr. Guilherme Pinto referiu que “é muito importante ouvir os cidadãos na definição do futuro da cidade”. “Como não temos o dom de saber tudo, estabelecemos um diálogo franco com os cidadãos”, disse o edil.
Entre as questões abordadas pelo público estiveram a necessidade de um pavilhão para o ensaio das marchas são-joaninas, a degradação dos parques infantis e dos passadiços, a falta de um auditório na EB 2,3 de Perafita, as obras da Indaqua na freguesia, o fim dos apoios aos passes de transporte das crianças, o sentimento de insegurança e as restrições no apoio ao associativismo, questões esclarecidas pelo Dr. Guilherme Pinto.
“Tenho tentado que pequenas coisas, como os parques infantis e outros equipamentos do género, sejam tratadas pelas juntas de freguesia, dada a sua proximidade. As pessoas estragam as coisas. Nesta altura, temos que estabelecer prioridades no que respeita aos investimentos. A nossa prioridade é apoiar o lar de terceira idade de Perafita”, assegurou.
As limitações impostas pela chamada “Lei dos Compromissos” levaram ainda o Dr. Guilherme Pinto a esclarecer os representantes das coletividades presentes sobre o futuro dos apoios ao associativismo.
O próximo e último debate do “Agitar Matosinhos” está agendado para o dia 7 de Maio, pelas 21h30, e terá lugar na Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo. A entrada é livre.