As obras de saneamento, o parque de campismo de Angeiras e as acessibilidades foram as principais questões levantadas pelos cidadãos.
O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos prossegue o périplo pelas freguesias do Concelho, ouvindo e registando os contributos dos cidadãos para o futuro de “uma cidade nova”.
O Ciclo de Conferências “Agitar Matosinhos” chegou, dia 9 de Abril, ao auditório da EB de Lavra.
O presidente da Junta não teve dúvidas em afirmar que, “nos últimos anos, houve grandes transformações na nossa freguesia”. Lembrando os “inconvenientes das obras”, Rodolfo Mesquita frisou, no entanto, que os resultados “compensam sempre o que se faz”.
A propósito dos encontros de cidadania, dinamizados pela Autarquia, o Dr. Guilherme Pinto realçou que a “Câmara pode e deve procurar fazer obras que potenciem o desenvolvimento do Concelho”. “O desemprego é o que mais me preocupa. Temos procurado apoiar a criação de emprego, encontrar novas soluções. Nunca fizemos tanta obra em Lavra”, explicou, dando como exemplo a renovação da orla costeira, a ligação do nó de Angeiras, na A28, à praia, a nova fábrica da Ramirez na freguesia ou a produção de bivalves.
A necessidade de requalificar o parque de campismo de Angeiras foi outro dos assuntos em destaque. O edil recordou que aquele equipamento, “como está, não serve os interesses da freguesia”. “É preciso fazer novos investimentos. As dificuldades do país deixaram, para já, o negócio sem efeito”, esclareceu.
Também a ligação do nó de Angeiras à marginal foi abordada pelo público presente. “O traçado foi o caminho que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e o Ministério do Ambiente escolheram. Se não serve, é melhor dizer já. Não há outro traçado possível, porque está na Reserva Agrícola Nacional”, explicou o autarca.
A rede de transportes, as acessibilidades ao centro da freguesia, a aposta num turismo cultural, a extinção da freguesia de Lavra, o sentimento de insegurança, a reabilitação do casco urbano, os equipamentos sociais, foram outros dos assuntos em destaque nesta sessão do “Agitar Matosinhos”, na qual marcaram presença o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e a administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz.