Instrumento de apoio às famílias e encarregados de educação no processo de integração nas escolas, a Agenda Parental está agora disponível numa nova versão.
Partindo do sucesso da edição anterior, os temas em discussão, resultado do contributo de pais e encarregados de educação, assumem a forma de newsletter mensal. Disponível na página da internet da Câmara Municipal de Matosinhos, a Agenda Parental 2012 conta ainda com um endereço eletrónico (a ser divulgado brevemente) para envio de questões ou dúvidas.
“A ideia partiu das necessidades dos pais de encontrar uma solução para as dificuldades dos alunos durante o processo educativo. Foi um desafio ambicioso que excedeu as nossas expectativa”, revela Ana Barbosa, autora do projeto.
O primeiro formato em papel, distribuído pelos encarregados de educação das escolas do Concelho no ano letivo 2008/09, foi “um projeto muito bem acolhido”, ultrapassando “as fronteiras de Matosinhos”. “Fomos solicitados por outras autarquias que se mostraram interessadas no nosso projeto”, adiantou o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto.
Organizada por temas, um por cada mês, a Agenda Parental pode ser consultada segundo as necessidades, dúvidas e preocupações sentidas pelos Encarregados de Educação. março é dedicado à ansiedade em contexto escolar. “Pretendíamos que este projeto se consolidasse na nossa comunidade. Queríamos um documento dinâmico que reproduzisse as ansiedades das famílias”, acrescentou o responsável pela Educação.
Presente na sessão de esclarecimento, dia 15 de março, na Sala de Sessões Pública, esteve o presidente da Confederação Nacional de Pais, Albino Almeida, que elogiou o trabalho da Câmara Municipal de Matosinhos: “Este é um concelho facilitador da conciliação da vida profissional e pessoal. A Agenda Parental é também um roteiro para a educação parental”.
Por sua vez, o Presidente da Câmara salientou que, depois da “qualificação das nossas crianças”, “o próximo desafio é fazer com que a comunidade crie sinergias para levar mais longe os objetivos de qualidade de vida”. “Ao ser eletrónica a Agenda Parental vai permitir uma maior interação, uma maior partilha de conteúdos. O que de mais importante existe é o conhecimento. Esta Agenda é uma belíssima aventura, pois vai permitir aumentar a literacia eletrónica dos nossos cidadãos”, concluiu o Dr. Guilherme Pinto.
Também o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, marcaram presença no evento.