
Autarquia aposta na Inclusão no Currículo Local de Educação
No ano letivo 2021/22, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) em Matosinhos contam com o trabalho de 106 professores.
À semelhança de anos letivos anteriores, a Câmara Municipal promoveu uma receção aos professores das AEC, com o objetivo de os integrar nos projetos em curso.
A cerimónia realizou-se ontem à noite no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, e do Vereador da Educação, António Correia Pinto.
Integradas há quatro anos no Currículo Local de Educação, as AEC são desenvolvidas no formato de oficinas, com o objetivo de concretizar uma mudança de paradigma no que respeita ao ensino-aprendizagem destas atividades.
São elas: Educação Física & Modalidades Desportivas Locais, Oficinas de Música, Oficina das Artes, Oficinas de Teatro & Cinema, Oficina das Ciências, Oficina de Xadrez.
A pensar nos alunos com necessidades especiais do concelho, a autarquia criou Oficinas AEC Adaptadas em todas as áreas. O objetivo é promover práticas educativas inclusivas e também de cariz terapêutico, permitindo o desenvolvimento de capacidades pessoais e sociais como a comunicação, a interação, a socialização, a autoestima ou a autonomia.
As áreas da computação, programação e robótica continuam a fazer parte integrante do Currículo Local nas AEC. Serão também retomadas as atividades que se realizam no exterior como a Natação, a Patinagem e o Surf e Bodyboard.
A grande novidade deste ano letivo é a aposta na área da Inclusão no Currículo Local AEC. Para o efeito, está a ser desenvolvido como experiência-piloto o Programa Didático de Inclusão Inversa, direcionado a pessoas com deficiência. Os conteúdos e estratégias didáticas utilizadas são acessíveis a todos.
Os alunos podem, por exemplo, praticar várias modalidades desportivas, sentados, de olhos tapados, podem pintar com os pés, desenhar com a boca, tocar instrumentos sem ver, sentir e cheirar de olhos tapados, como também comunicar através de outras linguagens, não verbais e tecnológicas.
Em matéria de combate à pandemia, foram tomadas medidas de prevenção como a disponibilização de EPIS (Equipamentos de Proteção Individual) e kits de higienização para os professores, a definição de espaços, métodos e planos de funcionamento de acordo com as regras estabelecidas pela Direção Geral da Saúde, a utilização dos espaços exteriores para as AEC de Educação Física.
Caso seja necessário recorrer novamente ao ensino à distância, a autarquia tem já preparado o Currículo Local AEC Online, disponibilizando atividades didáticas das AEC em Formato Digital, através de vídeos didáticos tutoriais (youtube).
