A Biblioteca Municipal Florbela Espanca acolheu na tarde do passado sábado, dia 23 de março, pelas 15h, a sessão de lançamento e apresentação da 1ª obra de poesia de Jorge Braga, intitulada "Actos necessários".
A ação, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a Chiado Editora, integra a “Promoção do Livro e da Leitura”, projeto que visa criar condições que proporcionem a aproximação e o contacto direto entre autor e público, promovendo a troca de informação, de sensibilidades e experiências.
Na mesa estiveram o autor e poeta Jorge Braga, Miguel Veiga, José Almeida da Silva, Adélia Silvestre e Luís Neiva Santos para falarem do autor e da sua obra. Declamaram-se poemas do livro de poesia “Actos Necessários” ao som da guitarra pela ex aluna da Zarco Ana Teresa e aluna da Zarco Marta.
Ultrapassou-se a centena de pessoas que se acotovelaram até à porta do auditório da BMFE (Biblioteca Municipal Florbela Espanca) para assistir à sessão de lançamento desta obra que reflecte com uma intensidade profundamente humana a inquietude do autor perante as questões da vida e do seu percurso por ela.
Sobre o livro, Jorge Braga, conhecido e acarinhado em Matosinhos como o poeta jardineiro, disse: “(...) quase como um diário, contido e conotado ao que vivo e aos meus, vou sujando as ideias com a pretensão de as ter, vou colecionando textos, entre música e livros, moedas e selos, amarrado que estou e porque o quero, aos meus”.