Data assinalada pela Câmara Municipal e Unidade Local de Saúde de Matosinhos na Piscina Municipal de Guifões.
A cada dez segundos uma pessoa perde a vida por causa da diabetes, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes. Em Portugal, a doença é responsável por sensivelmente nove mil mortes por ano, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Diabetologia.
A Diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glucose) no sangue, resultando na incapacidade do organismo em utilizar essa mesma glucose que é a nossa principal fonte de energia. Alguns diabéticos caracterizam-se pela produção insuficiente de insulina, outros pela acção insuficiente da mesma, sendo que, na maior parte dos casos, existe uma combinação destes dois factores.
Preocupada com os elevados riscos para a saúde e os efeitos da Diabetes na qualidade de vida dos cidadãos, a Câmara Municipal de Matosinhos voltou a associar-se às comemorações do Dia Mundial da Diabetes, reforçando a sua parceria com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, através da Unidade de Cuidados na Comunidade da Senhora da Hora.
A data, assinalada a 14 de Novembro, na Piscina Municipal de Guifões, contou com rastreios, sessões de relaxamento recorrendo à terapia do Reiki, aula de hidroginástica, workshop de alimentação saudável e ainda, uma avaliação do pé diabético. Presentes nas comemorações do Dia Mundial da Diabetes estiveram o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e o Presidente do Conselho de Administração da ULS, Dr. Vítor Herdeiro.
Para a coordenadora de equipa e responsável pelo projecto, a enfermeira Alice Martins, “ é importante sensibilizar a população para os cuidados de saúde, tanto na prevenção como na educação, principalmente quando se verificam os primeiros sinais da doença”. “O grande objectivo destes rastreios é chegar ao maior número possível de pessoas e, embora se continue a notar uma presença maioritariamente idosa, é importante atrair também as camadas mais jovens da população para que se possa actuar com eficácia na área da prevenção, daí que, desta vez o local escolhido para o rastreio tenha sido a Piscina Municipal de Guifões, local que por si só atrai bastantes jovens e incentiva a hábitos de vida e actividades saudáveis”, explicou.
Ainda nas palavras de Alice Martins, “o projecto irá continuar, tentando sempre chegar ao maior número possível de pessoas”, de forma a “prestar mais e melhores cuidados para a saúde, contando sempre com o apoio incondicional da Câmara Municipal de Matosinhos”.