Arquiteto doou o seu acervo à Casa da Arquictetura
Decorreu esta tarde, na Casa da Arquitetura, a cerimónia de assinatura do contrato de doação do acervo do arquiteto Gonçalo Byrne a esta instituição. A apresentação da obra do arquiteto esteve a cargo do arquiteto João Belo Rodeia e contou com a presença da Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.
Gonçalo Byrne constituiu gabinete próprio em regime exclusivo em 1975. Fundou o gabinete GB Arquitectos, Lda. em 1991 e formou com o arquiteto Manuel Aires Mateus o gabinete GBMM Arquitectos Associados, Lda., em 1993. Desde 1970, é membro da Ordem dos Arquitectos Portugueses n.º 520 e, desde 2008, Membro da Ordem dos Arquitectos da Província de Vicenza n.º 2077. Pertenceu à Direção da Secção Portuguesa da UIA tendo sido delegado em assembleias mundiais e congressos desta organização. Foi diretor do “Jornal Arquitectos” entre 1985 e 1987.
Participa em conferências em Portugal e no estrangeiro e integra, regularmente, diversos júris de concursos e prémios. Tem obras e trabalhos teóricos editados em publicações nacionais e estrangeiras.
A lista de projetos que constituem o seu acervo soma cerca de 160 projetos desde 1990 até à atualidade, com diferentes tipologias, desde habitação a projetos de planeamento, arquitetura de interiores, equipamentos urbanos, reabilitação e requalificação urbanística, laboratórios, universidades, entre outros.