
O Dia Mundial da Água foi assinalado, em Matosinhos, através da realização de uma acção de conservação de zonas dunares e ecossistemas ribeirinhos. Cerca de 200 alunos das Escolas EB 2,3 Dr. José Domingues dos Santos, EB1 Praia de Angeiras e EB1 de Paiço levaram a cabo, dia 22 de Março pelas 14 horas, uma acção de remoção de infestantes, nomeadamente o chorão, junto à foz do Rio Onda na Praia de Angeiras, que contou com a participação da Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício. A acção culminou com a plantação de doze árvores junto às margens do rio, de forma a criar uma galeria ripícola.
O chorão é uma espécie exótica que foi introduzida com o objectivo de fixar as areias dunares. Contudo, a sua expansão levou à monopolização da flora existente, empobrecendo assim a biodiversidade. Em muitas áreas ocorreu a eliminação total ou parcial da vegetação natural das dunas.
A limpeza das margens na foz do Rio Onda através da remoção do chorão permitirá a reprodução da biodiversidade natural do ecossistema ribeirinho, que será consolidado pela plantação de espécie Tamarix africana (tamargueira) junto às margens do rio (espécie que se adapta bem a zonas costeiras). Trata-se de uma espécie característica da vegetação ripícola, adaptando-se bem às zonas costeiras.
Esta actividade de sensibilização ambiental integra-se no âmbito dos projectos escolares Programa Eco-Escolas 2009/2010 e “Projecto Rios”, bem como no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade.
O Programa Eco-Escolas é um projecto de educação ambiental promovido, a nível nacional, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e apoiado pelos municípios parceiros, entre os quais se encontra Matosinhos. Trata-se de um programa de educação ambiental que pretende encorajar acções bem como reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, contribuindo para a implementação de uma Agenda XXI Escolar.
No ano lectivo 2008/2009 estiveram inscritas 23 escolas do concelho, das quais 21 foram galardoadas com a Bandeira Verde em cerimónia nacional que decorreu em Setembro de 2009, no Europarque, em Santa Maria da Freira. Refira-se que, num total de 1089 escolas inscritas no Programa a nível nacional, 874 foram galardoadas com a Bandeira Verde, simbolizando o reconhecimento da existência de um empenhado trabalho na área da educação ambiental/educação para a sustentabilidade, seguindo a metodologia do Programa Eco-Escolas.
O município de Matosinhos foi dos cinco municípios, a nível nacional, que teve mais de 20 escolas galardoadas com bandeira verde, encontrando-se em 5º lugar a nível nacional, num total de 183 municípios com escolas galardoadas .
O “Projecto Rios” tem como principal objectivo concretizar um plano de adopção de um troço de rio ou de uma linha de água de menor dimensão. Para auxiliar esta tarefa são fornecidos materiais didácticos e informações diversas, incluindo metodologias a seguir neste processo.
Várias escolas do concelho têm aderido ao Projecto Rios com a vontade expressa de aproximar o meio escolar à realidade local, participando directamente na monitorização de um troço de um rio. Tal significa que os alunos têm acesso a experiências práticas num laboratório natural e com possibilidade de exemplificar com dados concretos os programas curriculares escolares. Inserido neste projecto, realizam-se saídas de campo e palestras dirigidas à população onde se dá a conhecer o trabalhado desenvolvido pelos alunos neste âmbito.
As 12 escolas aderentes têm dedicado a sua atenção ao Rio Leça, à Ribeira da Riguinha, à Ribeira de Picoutos, à Ribeira da Guarda, à Ribeira da Lomba e ao Rio Onda.

