
A Ministra da Educação, Drª Isabel Alçada, visitou a Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira.
No dia 8 de Setembro, a governante marcou presença na abertura oficial do ano lectivo, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, e o Director Regional de Educação do Norte, Dr. António Leite.
A Directora da Escola, Maria José Lopes Gomes, abriu a cerimónia, destacando a importância de preparar os alunos enquanto cidadãos para o futuro, dando-lhes uma cultura cívica baseada nos princípios da democracia, nos seus direitos e deveres.
Seguiu-se a exibição de um pequeno filme sobre a escola actual. Inaugurada a 1 de Setembro de 1984, a Escola Secundária de Leça da Palmeira passou a denominar-se Escola Secundária da Boa Nova em 1993. O vídeo mostrou imagens e pormenores do interior e exterior da escola, assim como as actividades desenvolvidas nas áreas da saúde, ambiente ou desporto, e os diversos cursos.
Gerardo Saraiva, vogal do Conselho de Administração da Parque Escolar, e Miguel Ribeiro de Sousa, da Arquiporto, deram a conhecer a todos os presentes o projecto de modernização da Escola Secundária da Boa Nova, uma das quatro escolas do Concelho de Matosinhos que serão alvo de uma intervenção por parte da Parque Escolar e do Ministério da Educação, num valor global de 45 milhões de euros.
Em Portugal, serão 207 as escolas secundárias reabilitadas, num investimento total de 2,5 mil milhões de euros.
No caso da Escola Secundária da Nova Nova, o custo ronda os 11 milhões de euros. Estima-se que a obra arranque no terreno dentro de quatro meses. “Os investimentos na reabilitação exigem de toda a gente muito esforço”, disse Gerardo Saraiva.
Os três grandes objectivos deste projecto são a requalificação e modernização das escolas, a construção de estabelecimentos de ensino abertos à comunidade, rentabilizando, dessa forma, o investimento público, e a criação de um modelo sustentável de manutenção e conservação dos edifícios.
Foram também entregues os prémios de mérito aos alunos José Calejo e Paulo Pereira e os diplomas de curso aos que concluíram os cursos profissionais e científico-humanísticos.
“Nós, enquanto país, devemos valorizar o que é essencial. Perdemos muito tempo com coisas acessórias. Não devemos ter medo de distinguir os melhores”, defendeu o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. O Dr. Guilherme Pinto salientou também o empenho centrado na educação, dando o exemplo do investimento que está a ser feito em Matosinhos, mais concretamente na requalificação e/ou construção de 16 centros escolares.
Por fim, a Ministra da Educação felicitou os alunos pelo esforço e apelou aos jovens para “guardar o espírito de descoberta desta época”. A Drª Isabel Alçada considerou que “os prémios são indispensáveis enquanto reconhecimento do esforço”. “Receber um prémio é um incentivo para ir mais longe”, concluiu a governante.

