
Hoje, dia 7 de Maio, pelas 15 horas, decorreu a abertura oficial da Comemoração do Dia da Europa, numa sessão que decorreu na tenda localizada no Jardim Basílio Teles, junto aos Paços do Concelho, e que contou com a presença do Comissário Europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor, da Ministra do Trabalho e Solidariedade Social, Dra. Helena André e do presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
Seguiu-se uma visita aos stands das 23 instituições presentes, entre as quais se destaca a Câmara Municipal de Matosinhos que tem, desta forma, mais uma oportunidade de mostrar ao público que, ao longo dos três dias vai visitar o espaço, o vasto e profícuo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos na área social, desde a Terceira Idade, à Infância, Saúde, Deficiência ou Igualdade de Género.
Ainda no âmbito destas comemorações, seguiu-se uma conferência que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, subordinada ao tema “A Europa Social”.
De referir que as actividades no interior da tenda funcionam das 10h00 às 19h00, nos dias 7 e 8 de Maio, e das 10h00 às 18h00 no, domingo, dia 9 de Maio. À noite estão previstas sessões de cinema europeu ao ar livre (Jardim Basílio Teles) e um concerto da Orquestra de Jazz de Matosinhos. As iniciativas decorrerão entre o chapiteau, criado no interior da tenda, o espaço envolvente e os Paços do Concelho.
O programa prevê animações circenses durante estes três dias, assim como apresentações artísticas de escolas de diversos pontos do país, apresentações de projectos europeus nas áreas artísticas e de inclusão social, desporto, debates e outras iniciativas.
Chamamos particular atenção para a originalidade de algumas das iniciativas que vão decorrer no chapiteau criado no interior da tenda: sessão de tai-chi com 550 idosos, actuação do grupo de crianças e jovens dos Bairros da Biquinha e Cruz de Pau e do Grupo de Folclore da APPACDM com crianças deficientes, actuação dos ‘Som de Rua’, um grupo de coro dos sem abrigo do serviço educativo da Casa da Música e uma peça de teatro pela Associação Surdos.
O encerramento das Comemorações do Dia da Europa será assinalado com um momento único, no domingo, dia 9 de Maio, pelas 11 horas, com a a plantação de uma oliveira com 60 anos – a mesma idade da Declaração Schuman – e uma caixa do tempo com 1000 mensagens das escolas e instituições de Matosinhos sobre o tema “Que Europa vamos ter daqui a 20 anos?”.

