A CMM tem procurado, com resultados significativos, desenvolver e garantir a qualidade de vida e o futuro da criança, adaptando as escolas às características e necessidades locais e procurando assegurar uma verdadeira comunidade escolar que responda aos desafios da sociedade moderna.
A educação, ao longo dos anos, foi adquirindo um papel cada vez mais forte e privilegiado nas actividades desenvolvidas pela CMM que sesta a construir uma verdadeira escola moderna - a escola do futuro.
É o caso das edificações escolares, a construção de equipamentos desportivos, a garantia do funcionamento dos transportes escolares, sobretudo o transporte de crianças com dificuldades mentais e motoras, o reforço da acção social escolar e o desenvolvimento da rede pré escolar e a gestão dos equipamentos.
Ainda dentro desta orientação e pratica politica, mais de 1.300 alunos mês – 4 do pré escolar, 9 do 1º ciclo, 184 do 2º ciclo, 541 do 3º ciclo e 632 do secundário – continuarão a usufruir de transportes escolares gratuitos, no percurso escola/casa, , um investimento anual de 470 mil euros.
Esta acção da CMM garantirá o acesso dos alunos carenciados residentes a mais de 3 kms da escola, a transportes escolares gratuitos, integrando ainda, o transporte de alunos deficientes a frequentar escolas oficiais ou particulares. Sempre que o acesso destes alunos à educação básica não seja possível mediante a utilização de carreiras publicas, será assegurado por outro meio de transporte.
O fornecimento das refeições às crianças das Escolas EB 1 e pré escolar do concelho é, também, uma das prioridades reconhecidas por toda a comunidade escolar, especialmente nas escolas que se situam em núcleos socialmente mais desfavorecidos.
Tem-se verificado um aumento substancial de crianças em idade pré escolar que necessitam de almoçar na escola em consequência dos horários laborais dos pais e da falta de familiares que os possam acolher.
No presente ano lectivo, cerca de 3.630 crianças recebem refeições, abrangendo 41 escolas e jardins de infância de todas as freguesias do concelho, um investimento anual de 1 milhões e 100 mil euros
Assim sendo, procedeu-se à abertura do Concurso Publico Internacional para o Fornecimento de Refeições nas Escolas de Ensino Básico 1º ciclo e pré escolares para os anos lectivos de 2007/08, 2008/09, 2009/10, beneficiando mais de 7.700 alunos ( 1.370 do pre escolar e 6.400 do1º ciclo do ensino básico), um investimento global de 3 milhões de euros.