Proposta de Luísa Salgueiro obteve votação unânime no Conselho Metropolitano do Porto realizado hoje na Casa da Arquitectura
Face aos inúmeros incidentes relacionados com a Resende, Luísa Salgueiro entende que Matosinhos não pode esperar pelo resultado do concurso global para atribuição das concessões de transportes nas diferentes autarquias.
A prorrogação do contrato de concessão com a Resende termina a 31 de dezembro deste ano. Para evitar que, a 1 de janeiro de 2019, o Concelho de Matosinhos deixe de ter a atual cobertura da rede de transportes públicos, a Presidente da Câmara Municipal propôs hoje, na reunião do Conselho Metropolitano do Porto, a abertura do procedimento concursal para que “seja encontrada uma alternativa, que até pode ser uma solução transitória, até ser adjudicado o concurso global”.
A proposta foi aprovada por unanimidade.
O presidente da Comissão Executiva do Conselho Metropolitano do Porto, Mário Rui Soares, adiantou que, dentro de 40 a 50 dias, haverá uma solução. Em estudo estão ainda as unidades territoriais, a duração do contrato e o modelo do contrato.
A reunião do Concelho Metropolitano do Porto, presidida pelo autarca de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, decorreu esta manhã nas instalações da Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
Outros dos assuntos abordados foram a reativação dos radares na Via de Cintura Interna (VCI), sem o alegado conhecimento dos autarcas, e o investimento de 1,3 milhões de euros insuficiente para a requalificação da Circunvalação, anunciados pelo IP- Infraestruturas de Portugal.
Preocupações que levaram os autarcas a chegarem a acordo quanto à necessidade de agendar uma reunião com o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.
O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, divulgou um estudo que encomendou à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para o levantamento da situação atual da VCI.
Face à sinistralidade registada naquela via, o estudo aponta várias medidas, nomeadamente a implementação de sistemas de atuação rápida para acidentes e de controlo de velocidade, a revisão do sistema de portagens nas vias circundantes e a retificação de nós de ligação da VCI à rede nacional e municipal.
Tendo em conta a realidade nas restantes autarquias da Área Metropolitana do Porto, Rui Moreira sugeriu a realização de um novo estudo pela FEUP, mas de âmbito metropolitano, proposta que mereceu a concordância dos autarcas presentes na reunião.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
