Presidente apela à mobilização da comunidade e às novas gerações para que tenham confiança no futuro.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos marcou presença na sessão solene de abertura do ano lectivo, nas instalações do Centro Paroquial do Araújo, no dia 4 de Novembro, descerrando primeiramente uma escultura denominada “O Raparigo”, da autoria da aluna Fátima Figueiras. Seguiu-se o lançamento do livro “Fulgurações da Memória”, obra que compila inúmeros textos escritos por alunos daquela instituição, sob a orientação do Prof. José Almeida e Silva.
Fundada a 1 de Março de 2005, a Universidade Sénior Rotary de Matosinhos conta actualmente com 140 alunos e um corpo docente composto por 25 professores que leccionam um total de 30 disciplinas.
O presidente da Direcção da instituição, Eng. Meireles Barros, salientou que “isto não é uma universidade, é uma família, é um grupo de amigos”. Questionando a plateia sobre qual o papel das universidades seniores, explicou que “o Homem é um animal de hábitos”. “Trabalhamos, seguimos uma vida de rotina. Um dia, alguém nos diz que temos que interromper a nossa actividade. Gera-se uma espécie de vazio. O que é que eu vou fazer? Tinha tempo a mais. Muitos de nós apodrecem no sofá a ver televisão. A função das universidades seniores é quebrar a solidão. É uma função social muito nobre”, sintetizou.
Em resposta ao crescimento que a Universidade Sénior Rotary de Matosinhos teve nos últimos anos, o Presidente da Câmara Municipal pondera uma eventual ampliação das instalações. De resto, o Dr. Guilherme Pinto elogiou o trabalho das universidades seniores “pela forma de manter activas as pessoas que, sem trabalhar, têm um enorme potencial de conhecimento e vontade de aprender”.
Na sessão de abertura do ano lectivo, o autarca defendeu a necessidade de mobilizar a nossa comunidade: “Vivemos uma crise de consciência, uma crise de cidadania. Portugal mudou completamente nos últimos 30 anos. Não há comparação entre a qualidade de vida que temos hoje e a qualidade de vida que tínhamos quando éramos crianças. É importante que as novas gerações tenham confiança no país que temos”.
Presente na cerimónia esteve também o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e a Governadora do Distrito, Dr.ª Teresa Fraga.