Uma das mais antigas tradições das Festas do Senhor de Matosinhos é a tradicional e concorrida Feira da Loiça que, todos os anos, se apresenta como um forte pólo de atracção, sendo ponto de paragem obrigatório de todos os que visitam a romaria.
Uma das mais antigas tradições das Festas do Senhor de Matosinhos é a tradicional e concorrida Feira da Loiça que, todos os anos, se apresenta como um forte pólo de atracção, sendo ponto de paragem obrigatório de todos os que visitam a romaria.
A abertura oficial da Feira da Loiça realizou-se no sábado, dia 16 de Maio, pelas 16.30 horas, e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Refira-se que este espaço dedicado à olaria e à cerâmica ocorre em Matosinhos, por altura das Festas da Cidade, há mais de dois séculos e que, por si só, atrai muitos visitantes oriundos de diferentes locais do norte e Centro do País que se deslocam propositadamente ao nosso concelho para “espreitar” a Feira da Loiça, uns procurando peças mais tradicionais, outros procurando a melhor relação qualidade/preço, outros ainda na ânsia de comprar verdadeiras “pechinchas”. E que as há, há!
Este ano, a Câmara Municipal aproveitou o momento de inauguração da Feira da Loiça para homenagear a mais velha ceramista que frequenta o certame: a D. Maria Esteves Gonçalves Barbosa, natural de Barcelos, e nascida em 1911.
Descendente de uma família que já se dedicava à produção cerâmica – o pai e o avô materno foram igualmente oleiros – Maria Esteves, hoje com 98 anos de idade, dedicou-se desde muito nova ao barro, com particular vocação para o figurado.
Ao longo de décadas, das suas mãos têm saído inúmeras peças de pequenas figuras de animais, presépios, cascatas e bonecos que, desde que se casou, passou também a vender pelas feiras em companhia do seu marido.
Famalicão, Coimbra, Barcelos, Ponte de Lima, Peneda, as Festas da Senhora da Agonia em Viana, são, apenas, alguns exemplos das feiras que calcorreou. Entre elas sempre se destacou, contudo, a Feira Da Louça do Senhor de Matosinhos que, ao fim de 55 anos, continua a frequentar.
Fica aqui o convite! Não perca mais uma oportunidade de visitar a Feira da Loiça, na zona da Praça da Guilhermina Suggia e conheça, não só a tenda da D. Maria Esteves, como todas as outras, cada uma com as suas singularidades e com encantos que vale a pena conhecer.
Deixe-se encantar pelo figurado, pelas cascatas e bonecos! A tradição com qualidade ainda é o que era!
Seja bem-vindo(a) à Feira da Loiça! Seja bem-vindo(a) ao Senhor de Matosinhos!