Ontem, dia 19 de Junho, teve lugar a abertura da exposição inserida no ciclo de conferências dedicadas ao Mártir S. Sebastião de autoria do Prof. A. Cunha e Silva. Esta exposição bibliográfica e iconográfica prolonga-se até 19 de Julho no Átrio da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Decorreu também mais uma conferência, desta vez com o tema “S. Sebastião na Arte Portuguesa”, que contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
A realização desta iniciativa é resultado de um exaustivo trabalho de investigação sobre a iconografia e as manifestações religiosas associadas ao Mártir S. Sebastião, trabalho este que pretendeu “redescobrir” o papel da tradição, da religiosidade e dos valores culturais na construção de uma identidade, e a forma como estes se perpetuam, conservando a sua contemporaneidade, nas atuais manifestações culturais das gentes de Matosinhos.
As conferências estão divididas em temas que abordam aspectos fundamentais para ajudar a compreender o culto a S. Sebastião na sua interacção religiosa; social e cultural. Desde as primeiras manifestações de devoção e religiosidade durante a primeira fase do cristianismo, às raízes do culto em Portugal, impossível de dissociar dos endémicos conflitos bélicos vividos e das pestes sazonais, sinónimos de fome e morte.
A próxima conferencia é já no dia 26 de Junho(Quarta-Feira) no auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca pelas 18:00.