
Feira Medieval de Leça do Balio até domingo
O universo dos “Hospitalários no Caminho de Santiago” começa hoje a desenhar-se na zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio.
Às 17h00, as trombetas anunciam a chegada dos primeiros “peregrinos”.
Ao longo dos próximos cinco dias, as cores, a música, os aromas e sabores, recriam a época medieval num evento, que conta já com 14 edições, e que, todos os anos, vai somando cada vez mais adeptos.
De 4 a 8 de setembro, haverá animação, música e dança, visitas guiadas ao património, torneios a cavalo, treinos de armas e de aves, oficinas para os mais novos, entre muitas outras atividades.
Para além das tabernas de petiscos e bebidas e das barraquinhas da doçaria conventual, os visitantes poderão assistir ao trabalho executado ao vivo por cerca de 30 artesãos, interagir com as várias personagens da época como os bobos, malabaristas, acrobatas e saltimbancos, cavaleiros, mercadores, encantadores de serpentes e assistir a várias recriações de lendas. Mais de 400 feirantes estarão presentes este ano.
Como vem sendo hábito, haverá um espaço, muito especial, dedicado aos mais novos, através dos Serviços Educativos, onde se desenvolvem um conjunto de ateliês e atividades lúdicas com carácter pedagógico.
Promovida pela autarquia, esta recriação histórica surgiu com o intuito de promover os Caminhos de Santiago no concelho, bem como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal cujas origens remontam ao século X.
No século XII, tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”.
O local, recorde-se, desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica. Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira, o santo condestável.
O Mosteiro de Leça do Balio continua, ainda hoje, a ser um local de referência e de passagem obrigatória para quem, nesta região, percorre os Caminhos de Santiago, classificados pela UNESCO como Itinerário Cultural da Humanidade.
> Efetue aqui o download do programa <
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
