28.05.12
Com início a 11 de Maio, as Festas do Senhor de Matosinhos continuam “de vento em popa”.
Com início a 11 de Maio, as Festas do Senhor de Matosinhos continuam “de vento em popa”. Animação Musical, exposições, fogo-de-artifício e a tradicional procissão do Senhor de Matosinhos fizeram parte do recheado programa. Sem dúvida, mais um fim-de-semana em grande.
Foi um sábado repleto de iniciativas. A exposição de barcos em miniatura com rádio controlo, a exposição intitulada "Sardinha” que mostra a sardinha como elemento identitário de uma região, do seu povo e do seu imaginário, o XIII capítulo da Confraria Gastronómica do Mar, a inauguração da exposição de Augusto Canedo e Paulo Neves, na Galeria Municipal, a atuação noturna no palco das festas de bandas de garagem em mais um “Best of Caixa do Som” constituíram importantes momentos destas comemorações.
Mas, sem dúvida, que um dos momentos altos da festa ocorreu no sábado à noite: o tradicional fogo-de-artifício. O céu iluminou-se, encantando os vários milhares de pessoas que assistiram a este grande espetáculo pirotécnico que primou pela beleza e originalidade.
Domingo, dia 27 de Maio, começou com a entrada no arraial, e saudação às autoridades, pela associação Cultural Banda Filarmónica de Santo António de Piães e pela Fanfarra do Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários Matosinhos/Leça no adro da igreja, junto à Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos.
À tarde, a grandiosa procissão percorreu, como habitualmente, as ruas da cidade representando sempre momentos de recato e oração, com pedidos de ajuda e agradecimentos que se fazem em torno da imagem do Cristo crucificado pelas graças concedidas. A procissão também contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, do Vice-Presidente da Câmara Dr. Nuno Oliveira, do Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Guilherme Vilaverde e do Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, António Parada.
Nos dias da festa, a Igreja fica repleta de flores e o seu colorido ilumina o brilho pesado do ouro da talha barroca do retábulo e da capela-mor. Aí se encontra uma das mais antigas imagens de Cristo do mundo, a miraculosa e perfeita efígie do Cristo Redentor. Reza a lenda que foi o Seu discípulo Nicodemus, que retirou Cristo da Cruz, que a esculpiu e, perseguido pelos judeus, a atirou ao mar e foi em Matosinhos que deu à costa.
De salientar, ainda, durante a tarde de domingo, a realização do Festival Internacional de Folclore que confere sempre um fantástico colorido à cidade, com destaque para o desfile entre a Câmara Municipal e o Parque 25 de Abril.
Mas a festa continua. No dia 29 de Maio, feriado municipal, espera-se igualmente um dia de grande dinâmica festiva.
Pelas 11h00, realiza-se a eucaristia solene do Bom Jesus de Matosinhos, presidida por sua Excelência Reverendíssima D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, na igreja paroquial.
Seguem-se uma tarde infanto-juvenil com o grupo de dança S.T. (Água Viva) no palco das festas, o lançamento do livro “Espelhos de mão” com postais antigos de Matosinhos no Salão Nobre dos Paços do concelho e, pelas 19h00, o tradicional Fogo de Bonecos no Jardim do Parque 25 de Abril, um momento de tradição e de grande beleza que agrada a miúdos e a graúdos.
Venha até nós e junte-se à festa.
Conteúdo atualizado em28 de maio de 2012às 15:21
