Artesanato, música e fotografia em destaque hoje no Senhor de Matosinhos.
A Festa do Senhor de Matosinhos é um momento alto entre as romarias do concelho e do norte do país, que conta já com uma tradição ancestral e constitui um acontecimento importante para o concelho e toda a sua população. A Festa prolonga-se por três semanas de festividades religiosas e atividades lúdicas e culturais, decorrendo este ano de 8 de maio a 1 de junho.
Uma das novidades este ano é o cartaz oficial da Romaria. Pela primeira vez, o cartaz foi escolhido no âmbito de um concurso entre alunos de Design de Comunicação. Os trinta trabalhos finalistas, de um total de 90 concorrentes, estão, desde ontem, 9 de maio, expostos no Parque Basílio Teles.
Organizado no âmbito da parceria que a Câmara Municipal de Matosinhos estabeleceu com a Escola Superior de Arte e Design (ESAD), o concurso consagrou Tiago Silva, aluno do segundo ano da licenciatura em Design de Comunicação, que arrecadou o prémio de mil euros com um cartaz marcado pelas referências ao tradicional fogo-de-artifício da festa e ao peixe, símbolo maior da gastronomia matosinhense.
Os trabalhos finalistas estão em exposição, em telas de grandes dimensões, até 1 de junho. Aproveite a sua visita à romaria para ver esta exposição dos cartazes das Festas da Cidade!
![]()
Não perca também a exposição fotográfica “Memórias do Senhor de Matosinhos”, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Trata-se de um conjunto de imagens históricas que retratam a mais célebre festa matosinhense nas décadas de 1930, 1940, 1960 e 1970. As fotografias expostas fazem parte do arquivo municipal e constituem um testemunho ímpar da evolução dos aspetos mais pitorescos da romaria.
Cumprindo, mais uma vez, a tradição, está já aberta ao público a FAMA- Feira de Artesanato de Matosinhos.
Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a ANDARTE- Associação Nacional para o Desenvolvimento do Artesanato, assume um papel cada vez mais importante, dando a conhecer o que de melhor se faz no nosso país no que respeita ao artesanato.
![]()
O Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, marcou presença na abertura da FAMA, ontem, sábado, pelas 15 horas, sendo acompanhado nesta visita a cada um dos stands pela Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, pelo Vice-Presidente, Eduardo Pinheiro e pelo vereador da Cultura e Presidente da ANCIMA, Fernando Rocha.
A FAMA conta este ano com 117 stands, que representam diferentes tipos de artesanato do país e das suas regiões.
![]()
Trabalhando ao vivo, com a sua arte e engenho, os artesãos da FAMA ajudam a preservar no tempo e na memória o artesanato português. O artesanato é hoje reconhecido pelo seu enorme potencial direto e indireto na economia local. No artesanato podem ser reconhecidas oportunidades de legitimação e reconhecimento social e artístico, pela possibilidade de divulgação e promoção dos produtos da região e pela hipótese de contribuir para o reforço da capacidade de atração turística do território.
Para além dos brinquedos tradicionais de madeira e chapa da olaria os trabalhos em couro, «santeiros», as mantas típicas da serra da estrela, bonecas, chapéus, promovendo a demonstração do trabalho ao vivo e a interação entre os artesãos e os visitantes, há este ano a destacar o vidro soprado, arraiolos portugueses, lã feltrada, perfumes e sabões.
Aproveite esta excelente oportunidade para adquirir peças diferentes, fruto de muita criatividade e talento.
Aqui fica o programa para hoje:
Domingo, 10 de maio
15H30 - LeV – Literatura em Viagem – Galeria Municipal.
15H30 - Tarde Musical com Joel Crista, Ricardo Jorge e Zé Barbosa – Palco das Festas.
18H30 – LEV - Sessão de encerramento - Quarteto de Cordas de Matosinhos – Galeria Municipal.
