Espetáculo cénico integrado na programação das Festas, levado a cabo pelo Rancho Típico da Amorosa
O Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos foi palco do espetáculo cénico “A Romaria do Senhor de Matosinhos”, uma iniciativa integrada na programação das Festas, levada a cabo pelo Rancho Típico da Amorosa.
O Rancho Típico da Amorosa apresentou uma encenação cénica com raiz cultural e tradicional com várias representações do que era a romaria do Senhor de Matosinhos no início do século XX, perante um grande número de espetadores.
O Rancho Típico da Amorosa foi formado em 1935, e é uma das mais claras representações de cultura popular em Matosinhos. Na pureza dos seus trajes e danças, mas também na qualidade dos seus espetáculos, o Rancho Típico da Amorosa assume um protagonismo digno de registo.
Teve, nos seus primeiros anos da existência, o conselho e a orientação do etnomusicólogo Prof. Armando Leça. Atualmente é presidido por Plácido Santos e composto por 45 elementos. O Rancho Típico da Amorosa é organizador do FESTARTE (International Popular and Traditional Arts Festival Matosinhos), entre outros eventos na área do folclore. Além de inúmeras participações em todo o país, tem participado em várias manifestações folclóricas na Europa, na Ásia e na América Latina.