12.04.12
Uma reação à crise. Um movimento de partilha. Um exemplo de cidadania. É assim o “Agitar Matosinhos”.
Uma reação à crise. Um movimento de partilha. Um exemplo de cidadania. É assim o “Agitar Matosinhos”, um ciclo de conferências que vai já na segunda edição e que, desde o dia 27 de fevereiro, tem percorrido cada uma das freguesias do concelho. “Queremos que nos digam o que pode ser melhorado no concelho de forma a afinarmos a nossa estratégia”, explicou o Presidente da Câmara, na sessão que decorreu ontem, dia 11 de abril, no Auditório da EB de Matosinhos e que contou com a participação do Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, e do Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, António Parada.
O Dr. Guilherme Pinto explicou ainda que a Autarquia está a dialogar com os cidadãos com o objetivo central de ouvir as ideias que têm para a sua terra, convidando-os, desta forma, a fazer parte do processo de criação de uma nova cidade. Mais dinâmica e mais resistente às dificuldades económicas que o País atravessa.
A importância da cultura na economia do concelho, bem como algumas ideias para dinamizar esta vertente, a aposta no turismo náutico, no aluguer de barcos de lazer e no desenvolvimento da pesca desportiva foram alguns dos assuntos abordados pelos cidadãos da freguesia que fizeram questão de marcar presença nesta edição do “Agitar”. Destaque ainda para a preocupação com o futuro da APDL, dada a importância do Porto de Leixões e da respetiva via-férrea na atividade económica de Matosinhos.
Destes encontros de cidadania, resultam propostas e comentários particularmente interessantes como é o caso da sugestão, feita por um cidadão, de comemorar em Matosinhos o Dia Europeu do Mar, aproveitando, por exemplo, o momento da inauguração do Terminal de Cruzeiros.
A paixão por Matosinhos foi um dos temas centrais deste “Agitar”: uma cidade fantástica, repleta de atividades, eventos, com locais direcionados para a juventude, com escolas de elevada qualidade e professores fantásticos, uma autarquia dinâmica, uma página da internet repleta de informação e vocacionada para os cidadãos. Foram diversos os elogios feitos a Matosinhos por alguns dos cidadãos presentes, palavras que agradam ao Presidente da Câmara, e restante Executivo, porque vão ao encontro do trabalho diária que é feito por uma vasta equipa.
“É importante trabalhar. É importante que as forças vivas do norte se unam porque de nada adianta as pessoas simplesmente se lamentarem da crise, dos políticos, e de tudo. O importante é trabalhar, avançar, caminhar em frente, cuidar do norte”, disse o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.
Marcaram presença neste “Agitar Matosinhos” o Vereador da Educação., Prof. Correia Pinto, e a Administradora da Matosinhos Sport, Eng.ª Helena Vaz.
A próxima sessão realiza-se no dia 23 de abril, pelas 21.30 horas, na EB de Leça da Palmeira. A entrada é livre.
Conteúdo atualizado em12 de abril de 2012às 14:58
