Entregue nova casa partilhada para autonomização de jovens institucionalizadas
A Câmara Municipal de Matosinhos, a empresa municipal Matosinhos Habit e a direção do Lar da Santa Cruz formalizaram esta segunda-feira o protocolo que permitirá que três jovens que até aqui se encontravam à guarda daquele lar possam iniciar o seu processo de autonomização, passando a morar na quarta unidade do projeto “A Nossa Casa–Habitação Partilhada”. O protocolo foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e pela presidente do Lar da Santa Cruz, Noémia Pires.
Com idades compreendidas entre os 19 e os 21 anos, as três jovens poderão, assim, mudar-se para a casa dentro de dias, iniciando uma nova vida e o processo de conquista de autonomia e de transição para a vida adulta.
Destinado a criar soluções de habitação social inovadoras que permitam diversificar as respostas da autarquia e da empresa municipal Matosinhos Habit ao crescente número de pedidos de habitação por parte de pessoas sem família, o projeto “A Nossa Casa–Habitação Partilhada” tem já a funcionar três habitações, estando a quinta unidade, no Conjunto Habitacional da Biquinha, preparada para ser habitada.
Tal como sucedeu com as anteriores habitações do projeto, a Matosinhos Habit procedeu também neste caso à completa remodelação de um apartamento municipal, o qual será entregue às novas habitantes já mobilado e equipado. As três jovens disporão de um quarto individual, partilhando depois todas as áreas comuns do apartamento, que inclui uma zona exterior, e os utensílios e equipamentos da casa, que terão de manter. As utentes pagarão, como nas outras unidades, uma taxa pela utilização do espaço, que inclui as contas da água e da eletricidade. As regras da casa foram definidas pelas moradoras, com a colaboração da Matosinhos Habit.
Dadas as condições particulares deste projeto, as utentes desta Casa Partilhada beneficiarão ainda de acompanhamento técnico de proximidade através de uma educadora social, permitindo acompanhar, supervisionar e avaliar o processo de autonomização das três jovens.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
