
Recriação histórica chegou ontem ao fim
A primeira recriação histórica do ano iniciou-se na passa sexta-feira, 16 de junho, e contou com a presença do Presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, e do Vice-presidente e Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Ao longo de três dias, Matosinhos voltou atrás no tempo, mais concretamente ao tempo dos romanos. Soldados romanos, encantadores de serpentes, gladiadores foram algumas das personagens que animaram o recinto.
Dos momentos altos do evento, destaque para a reconstituição das Bodas de Cayo Carpo e Cláudia Lobo. O cortejo dos Nubentes, composto por escravos e vestais, foi recebido com a música tonitruante das trombetas, largada de pombas brancas e por danças exóticas num cerimonial de invocações aos deuses e de augúrios.
Também o Circo Romano foi recriado sendo um dos espetáculos mais desejados pelas multidões que frequentavam os anfiteatros romanos. Nos combates entre gladiadores faziam-se apostas, formavam-se “claques”, injuriavam-se os vencidos e aclamavam-se apoteoticamente os vencedores.
Relembre-se, para quem não conhece a lenda, que a lenda de Cayo Carpo vem do tempo em que o território de Matosinhos ainda não era cristão. Pois casando-se ele, nobre senhor maia- to com Cláudia Lobo, gaiense e descendente de um pretor romano, fizeram-se grandes festas junto ao mar. Cayo Carpo e os patrícios que o acompanham estão na Praia a cavalo quando avistam uma embarcação. O cavalo de Carpo corre para a água, ele tenta pará-lo, mas o cavalo entra no mar e desaparece na escuridão. Cayo Carpo galopa mar adentro, pelo fundo do mar até entrar numa nau que transporta o corpo de Santiago para Compostela. Às vestes de noivado de Caio agarram-se-lhe algumas vieiras. Da praia todos o olham à distância.
Cayo Carpo, ante o cadáver do apóstolo ficou deslumbrado. Logo ali quis ser baptizado e regressou noutra cavalgada à praia a anunciar a boa nova. E todos os seus convidados, emocionados com o que se passava, se baptizaram à vista do corpo daquele que seria Santiago de Compostela.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
