Recriação histórica no areal da Praia de Matosinhos.
O areal de Matosinhos, junto ao Titã, está já transformado no cenário da recriação da “Lenda de Cayo Carpo”.
![]()
Encantadores de serpentes, músicos, bailarinas, malabaristas, gladiadores e soldados romanos são algumas das personagens do universo do Império Romano com as quais se pode cruzar quem por ali passar durante este fim-de-semana.
![]()
Este episódio agora recriado é responsável pelo aparecimento do topónimo “Matosinhos” e explica a precoce conversão das gentes desta terra ao cristianismo.
Esta lenda associa Matosinhos ao culto de Santiago de Compostela, pois explica a origem das conchas/vieiras como um dos símbolos principais dos peregrinos que, todos os anos, percorrem os caminhos de Santiago de Compostela.
Tiago, um dos apóstolos de Cristo, terá sido incumbido de transmitir e difundir a Mensagem do seu Mestre no Noroeste da Península Ibérica. No fim dessa missão, regressa à Palestina onde, no ano 44, num episódio narrado na Bíblia, é capturado por Herodes Agripa que o manda decapitar, transformando-o num dos primeiros mártires do cristianismo.
Os seus seguidores conseguem, contudo, recuperar o corpo e decidem transportá-lo para a sua área de evangelização. É assim que, após o embarque, navegam até Iria Flavia, na Galiza, principal porto da região, procedendo ao enterramento do corpo de Santiago, ainda segundo a tradição, num bosque próximo, que mais tarde conheceremos por Compostela.
Será durante o transporte marítimo do corpo martirizado do santo desde a Palestina à Galiza que ocorrerá o episódio que explica a associação da vieira a Santiago.
Corria o ano de 44 d.C., um vasto areal no lugar de Bouças (designação, até ao início do século XX, do atual concelho de Matosinhos), conhecido como a Praia do Espinheiro, é o local escolhido pelo grande senhor romano e pagão da região, Cayo Carpo, para realizar as festas do seu casamento com a jovem Claudia Loba.
Durante as festividades, o noivo desafia os restantes cavaleiros para uma corrida invulgar de cavalos: venceria quem conseguisse entrar mais longe mar adentro. Para surpresa de todos, o cavalo de Cayo Carpo avança, desenfreado, sobre as águas sem se afundar. Dirige-se para um barco, em pedra, que passa ao largo transportando o corpo de Santiago da Palestina até à Galiza. Perante o milagre que presenciou, Cayo Carpo converte-se ao cristianismo. Engolidos pelas águas do mar, cavaleiro e cavalo reaparecem no areal completamente cobertos de vieiras, convertidas, a partir daí, num dos símbolos de Santiago. Também se diz que Cayo Carpo surgiu completamente “matizadinho” de vieiras e, por esse motivo, passou a ser conhecido como o “Matizadinho” na praia do “Matizadinho”- topónimo que evoluiu, nos séculos seguintes, para Matosinhos.
O evento teve início ao final da tarde de ontem, 29 de maio, e vai prolongar-se pelo fim de semana, até dia 31.
O cortejo dos noivos, o banquete da boda ou a luta de gladiadores foram algumas das iniciativas mais procuradas ontem pelo público.
![]()
![]()
Este fim-de-semana aproveite o bom tempo para viajar no tempo e traga a família. Aqui fica o programa para hoje:
Sábado, dia 30 de maio:
12h00
Cortejo da Lusitânia para receber o Cônsul Romano. Encantadores de Serpentes; Malabarismo.
13h00
Os Faunos; Os músicos e bailarinas.
14h00
Venda de escravos; Arruadas com tocadores de instrumentos de sopro e percussão; “Deuses do Mar”.
15h00
O Trapaceiro/saltimbanco.
16h00
Ludus Gladiatoria (treino de gladiadores); As Flechas do Cupido ao som da Harpa.
17h00
Malabarismo e acrobacias; Teatro de Improviso.
18h00
Danças com bailarinas em honra de Cayo Carpo; Os Pantomineiros; O encantador de serpentes.
19h00
Cortejo da Boda de Cayo Carpo e Cláudia Lobo; Cerimónia de noivado.
20h00
Banquete da Boda de Cayo Carpo e Cláudia Lobo; O Trapaceiro/saltimbanco.
21h00
Danças com bailarinas em honra de Cayo Carpo; Encantadores de serpentes.
22h00
Recriação Histórica da Lenda de Cayo Carpo;
Circo Romano - Jogos de gladiadores, lutas, teatro, dança, acrobacia, cetraria, equitação artística (Anfiteatro*).
23h00
Danças com bailarinas / As Flechas do Cupido ao som da Harpa; Teatro de Improviso.
24h00
A Vénus e os seus Cupidos; Arruadas com tocadores de instrumentos de sopro e percussão.
00h30
Encerramento: malabarismo de fogo, o Culto aos Deuses.
