Ontem, dia 16 de Dezembro, pelas 21.30 horas, o palco principal do Cine-Teatro Constantino Nery recebeu um concerto do banda A Jigsaw, perante uma plateia repleta para ouvir aquela que, segundo a revista francesa Les Inrockuptibles!, é uma das bandas a seguir neste final de ano.
Considerados pela revista holandesa Heaven Magazine como um dos projectos Indie Folk Americana mais interessantes e originais do continente Europeu, a banda que um dia adoptou o nome da música Jigsaw You composta por dEUS, assumiu agora a linguagem do indie Folk e é composta por três multi-instrumentistas. São eles João Rui, Jorri e Susana Ribeiro.
Em 2004, os a Jigsaw editam o seu primeiro EP From Underskin, três anos antes do seu primeiro álbum Letters From The Boatman de 2007. Este álbum, que se manteve nos tops de rádios nacionais, foi descrito como um dos melhores do ano.
Em 2009 editam Like The Wolf e em 2010 a edição deluxe Like The Wolf Uncut. Neste disco decidiram multiplicar-se em vários instrumentos e partilhar com o público um álbum rico e complexo, onde os detalhes anseiam por atenção e fomentam músicas de beleza singular.
O dueto “Return to Me” com Becky Lee Walters recebeu uma menção honrosa (categoria Americana) no prestigiado International Songwriting Competition 2009 com um painel de júri onde se destacavam Tom Waits e Robert Smith.
A primeira edição do novo disco dos a Jigsaw Drunken Sailors & Happy Pirates esgotou em apenas 2 meses (lançado dia 1 de Novembro de 2011). O início duma tour ibérica em Fevereiro coincidiu com o lançamento da 2ª edição deste trabalho que continua a receber os mais rasgados elogios da crítica especializada.
Em Novembro do ano passado, os A Jigsaw foram convidados para musicar ao vivo o filme de António Geada, Sofia e a Educação Sexual, no Mosteiro de Santa Clara-A-Velha, no âmbito da cerimónia de abertura da XVIII edição dos Caminhos do Cinema Português. E em Janeiro deste ano foram novamente convidados para musicar no Nimas outro filme, desta vez, de António Ferreira, Respirar (Debaixo de Água).
No passado mês de Março, a música The Strangest Friend foi seleccionada como uma das melhores do mês pelo Guardian. A banda continua assim a ser reconhecida a nível internacional.
A apresentação ao vivo de Drunken Sailors & Happy Pirates conta com mais de 130 espectáculos e já passou por inúmeros países para além de Portugal e Espanha como Bélgica, Suíça, Holanda, França e Alemanha.