Livro de Liliana Silva sobre “as lendas, a tradição e a realidade” lançado no Feriado Municipal.
Tal como tem vindo a ser tradição, a Câmara Municipal de Matosinhos e a ANCIMA- Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos editaram mais um livro sobre temas relacionados com o Concelho, nomeadamente nas áreas da História, da Etnografia, da Arte e das Letras.
“Esta igreja nunca mais vai ser a mesma depois da leitura deste livro”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, na sessão de apresentação de “A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. As lendas, a tradição e a realidade”, de Liliana Silva.
A cerimónia decorreu na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, dia 21 de maio, e contou com a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, do pároco de Matosinhos, Manuel Mendes, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
“Esta imagem apresenta características ímpares entre as representações iconográficas similares nacionais, para além dos meandros ocultos representados na talha dourada com um sentido simbólico que a Dr.ª Liliana Silva investigou ao longo de quatro anos. Investigação inédita, materializada nesta obra que nos conduz a uma viagem, pela fé, pelo tempo, pelas formas e pelo brilho da linguagem da estética barroca”, referiu o Dr. Guilherme Pinto, acrescentando que o livro terá uma edição ilustrada de forma a valorizar as imagens e os pormenores das fotografias.
Liliana Silva nasceu em Matosinhos em 1983. Licenciou-se em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2009. O livro agora lançado tem como ponto de partida a sua tese de Mestrado em História da Arte Portuguesa, concluída em 2011, intitulada “A Fé, a Imagem e as formas: A iconografia da Talha dourada da igreja do Bom Jesus de Matosinhos”.
As várias lendas associadas à imagem do Bom Jesus de Matosinhos, a origem da devoção, a construção da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos entre os séculos XVI e XVIII, a iconografia da talha dourada são alguns dos temas abordados nesta publicação.
Atualmente, Liliana Silva dedica-se ao estudo e investigação de temas relacionados com a História da Arte e Património no Concelho de Matosinhos.
Nas palavras do Bispo do Porto, “Matosinhos é uma terra que nasceu em torno de uma imagem”. “A própria imagem acaba por ser o símbolo de Matosinhos, tornando-se congregadora de devoções. Temos uma imagem, uma terra, o culto, a cultura, a cidadania. Daqui resulta uma simbiose muitíssimo rica e expressiva”, concluiu D. Manuel Clemente.