Câmara brindou matosinhenses com um grandioso espetáculo multimédia.
Apesar da chuva, que ameaçou o sucesso das festividades, a noite de sábado foi generosa para quem passou pelas Festas do Senhor de Matosinhos. Além das barraquinhas, dos carrocéis e da animação habitual, a noite reservou uma experiência única! Depois do êxito da abertura oficial da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, na sexta-feira, dia 6 de maio, a Câmara Municipal de Matosinhos voltou a presentear a população local e de fora com um espetáculo multimédia projetado na fachada do Edifício dos Paços do Concelho, mesmo junto ao Parque Basílio Teles.
Com uma abordagem contemporânea, o espetáculo “Mar de Luz”, da responsabilidade do ateliê O CUBO, apresentou uma festa visual a 3D em torno das ligações entre Matosinhos e o mar, tendo como ponto de partida as lendas e tradições que explicam a conversão desta povoação ao cristianismo desde épocas remotas.
O espetáculo evocou a história de Matosinhos, das artes da pesca à indústria conserveira, das lendas de outrora aos tempos modernos que se refletem no dia-a-dia dos munícipes e no urbanismo da cidade, tendo como fio condutor uma bailarina que encarnava e personificava o próprio Mar.
As projeções do espetáculo “Mar de luz” foram intercaladas com três momentos de bailado pelo Balleteatro a partir de “Birds”. A coreografia, da autoria de Flávio Rodrigues (assim como a música), foi inspirada no movimento das ondas.
Com interpretação pela cantora lírica Mónica Pais, o espetáculo contou ainda no corpo de bailado com Ana Menezes, Ana Mafalda Sousa, Ana Oliveira, Ana Sofia Pereira, Andreia Soares, Anita Grosse, Ariana Silva, Bruna Marques, Bruna Nunes, Carolina Vieira, Catarina Barbosa, Catarina Pinto, Daniela Gonçalves, Francisca Marques, Francisca Pereira, Gonçalo Cardoso, Helena Magalhães, Joana Magalhães, Maria do Rosário Silva, Mariana Fernandes, Miguel Leitão, Rute Azevedo, Sara Costa, Vítor Hugo Silva (Alunos do 2º ano de Dança do Balleteatro Escola Profissional).