Entrada livre até dia 26 de junho no Jardim Basílio Teles
“A Floresta. Muito mais que madeira” é o título da exposição itinerante que abriu hoje ao público no Jardim Basílio Teles.
Organizada pela Fundação “la Caixa”, a exposição “A Floresta” contabilizou mais de um milhão de visitantes nas várias cidades de Espanha onde esteve presente. Chegou no ano passado a Portugal, e com o apoio do BPI, foi adaptada à nossa realidade e tem vindo a percorrer várias cidades portuguesas.
Em Matosinhos, estará patente até ao dia 26 de junho. Com curadoria do investigador da Universidade do Porto, Paulo Magalhães, a exposição apresenta uma visão integrada do património biológico presente na Península Ibérica, percorrendo todo o ecossistema florestal, e a ligação com o ser humano.
A destacar a exibição de cinco miniaturas de árvores nacionais que, por motivos morfológicos, históricos ou culturais, são consideradas únicas: a oliveira do Mouchão (Abrantes), a castanheira de Vales (Vila Pouca de Aguiar), o eucalipto da Mata Nacional de Vale de Canas (Torres do Mondego, Coimbra), a azinheira do Porto das Covas (Loulé) e o sobreiro assobiador de Águas de Moura (Palmela).
A exposição termina com as ameaças atuais à floresta, com destaque para as alterações climáticas e os incêndios.
A exposição foi hoje inaugurada pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, pelo presidente honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva, e pela Diretora da Área de Gestão Territorial e Centros da Fundação “la Caixa”, Marta Vallejo.
Luísa Salgueiro salientou ser “muito importante para Matosinhos receber esta exposição”, pois “é um tema central das preocupações globais e, obviamente, para Matosinhos”. “Este é um espaço de reflexão e de conhecimento. Infelizmente, o país despertou para este problema por força da tragédia dos incêndios. A comunidade está agora mais sensibilizada para as questões ambientais. Matosinhos tem apostado em políticas de descarbonização na área dos transportes, em políticas de sustentabilidade ambiental. Temos também muito trabalho feito com os mais novos, com as escolas. Temos que fazer alguma coisa para mudar ou não vai ser possível continuar a viver neste planeta”, alertou a Presidente da Câmara Municipal.
Presentes na sessão de abertura da exposição estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o Vereador do Ambiente, António Correia Pinto, o presidente da junta da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, e o presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
