Semana dedicada às Janeiras termina com a visita de mais de mil crianças aos Paços do Concelho.
O momento, preparado pela comunidade educativa nas últimas semanas, gera uma forte agitação no Edifício dos Paços do Concelho, pois são os mais novos que contagiam funcionários e munícipes com o seu entusiasmo.
As tradicionais coroas de rei coloriram o Salão Nobre, que se tornou demasiado pequeno para as mais de mil crianças do Agrupamento de Escolas de Matosinhos.
“Bom dia! Não estou a ouvir nada! Bom dia!”, exclamou o Presidente da Câmara Municipal, recebido em ambiente de festa, dia 10 de janeiro.
Aos alunos juntam-se os professores, educadores, encarregados de educação e auxiliares da ação educativa que participam na coreografia ensaiada e nos cânticos. Para o novo ano que agora se iniciou a mensagem transmitida é de esperança. Família, amizade, solidariedade e partilha são palavras que, nesta época, ganham uma nova cor e uma maior importância.
Esta é uma tradição bastante enraizada em Matosinhos, que se repete todos os anos, e que representa o culminar da época natalícia e do seu significado para os cristãos. As Janeiras, por altura da celebração do Dia de Reis, cantam a boa nova- o nascimento de Jesus Cristo, daí que os seus pais, Maria e José, sejam, por diversas vezes, referenciados nas letras adaptadas de canções populares.
Ao longo do ano, a Câmara de Matosinhos promove, em muitas das suas atividades, o convívio intergeracional. As Janeiras são apenas um desses exemplos. Crianças e utentes de 21 instituições da terceira idade e deficiência do Concelho cantam as Janeiras ao Dr. Guilherme Pinto e ao Executivo a que preside, dirigindo-lhe votos de um Próspero Ano Novo.
Saúde, sorte, trabalho e dinheiro são alguns dos desejos para 2014. O edil retribuiu o gesto com uma mensagem de esperança para os tempos difíceis que a comunidade educativa está a viver, e com o tradicional lanche.
Ao Presidente da Autarquia juntaram-se também o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, e a Vereadora da Ação Social, Dr.ª Lurdes Queirós.