
Matosinhos esteve em festa com a 5ª edição da Festa da Poesia. Nos dias 7 e 8 de Dezembro foram trabalhadas as diferentes formas e sentidos da poesia. Encontros com escritores, encontros com músicos, um concerto, uma exposição de ilustração, espectáculos e oficinas várias fizeram parte da programação deste ano.
A Festa da Poesia regressou a Matosinhos, dando continuidade à excelência dos programas das edições anteriores. Dividida entre os espaços da Biblioteca Municipal Florbela Espanca e a Biblioteca Anexa de S. Mamede de Infesta, a organização acolheu um grande número de iniciativas pensadas para chegar a um conjunto diversificado de públicos com características e gostos bastante heterogéneos.
O tributo à poesia iniciou-se no dia 7 de Dezembro com uma mostra de teatro cómico interventivo, “Florbela à-la-minuta” em que sobressaiu a interacção, dentro e fora de portas, dos actores com o público que deram um tom cómico á dramática vida da escritora.
Seguiu-se a inauguração da exposição de ilustração “ a minha mãe é a mulher mais bela do mundo” em que 30 ilustradores, baseando-se no conto russo, deram asas à sua criatividade e imaginação, ilustrando através dos seus traços personalizados, a alma e o mundo de uma criança, em mais de 90 ilustrações. Uma exposição incluída nesta programação como forma de homenagear as imagens que, tantas vezes, iluminam as palavras dos nossos poetas.
A manhã terminou com uma conversa simpática com o escritor João Pedro Mésseder que respondeu a algumas questões colocadas por alunos do ensino primário da escola Florbela Espanca.
A Festa da Poesia incluiu, ainda, encontros com outros escritores como José Jorge Letria, José Fanha, Valter Hugo Mãe, João Luís Barreto Guimarães, José Mário Silva, Ana Luísa Amaral, Manuel António Pina e Isabel Pires de Lima.
Paralelamente, e explorando pela primeira vez uma nova vertente de aliança entre a poesia e a música - o Hip Hop -, esta edição contou com encontros com músicos como Sam the Kid, José Fanha e NBC que trouxeram a Matosinhos o “Som das Palavras”.
Nesta 5ª edição marcaram, ainda, presença espectáculos como "Jorge de Sena: O Regresso a Casa", uma homenagem ao poeta numa performance de poesia musicada, com José Jorge Letria, Guto Lucena e António Palma, assinalando os 90 anos do nascimento do poeta Jorge de Sena e os 50 da sua partida para o exílio; e “Diálogos”de José Fanha e Francisco Mendes, onde se pode encontrar a música e a poesia, par a par. O humor e o amor das palavras e melodias que fazem as nossas vidas, num diálogo partilhado alegremente com o público e pontuado pelo saxofone de Guto Lucena e pelo piano de António Palma.
A poesia dita por Victor de Sousa, vários teatros interactivos e destinados ao público infantil e oficinas de arte a” brincar e a pintar Florbela” fizeram igualmente parte desta extensa e transversal programação.
E, como não podia deixar de ser, o fado também teve o seu lugar nesta grande festa com um concerto de Pedro Moutinho no Cine-Teatro Constantino Nery. Uma das vozes da nova geração do fado que deu corpo às suas canções sobrevoando, com a sua voz, a guitarra e a viola, confirmando-a como uma das mais belas e seguras do fado da sua geração.
Uma das novidades mais interessantes da edição da Festa da Poesia deste ano foi a inauguração da Bebeteca assinalada com vários teatros, horas do conto e bibliografia.
O Vereador da Cultura, Fernando Rocha, que esteve presente nas várias manifestações culturais desta Festa da Poesia, salientou a importância deste novo espaço. A partir de agora, os bebés dos 0 aos 3 anos têm um espaço dedicado a eles onde poderão ter contacto com as cores, formas e onde poderão “começar a ganhar gosto pelo espaço e pelos livros”.

