De 18 de março a 15 de abril na Biblioteca de S. Mamede de Infesta.
“A exposição mais pequena do mundo”, de Natália Cóias e Paulo Galindro, vai estar de 18 de março a 15 de abril na Biblioteca de S. Mamede de Infesta.
Organizada no âmbito do Plano Municipal de Leitura de Matosinhos, esta exposição é uma mostra de ilustração feita para os mais pequenos, com dezenas de reproduções dos dois autores, com a dimensão de 10x15 cm, colocadas à altura de uma criança de seis anos.
A verdadeira exposição do tamanho de quem a vai ver, as crianças, obrigará assim os pais que queiram acompanhar a exposição a colocarem-se à altura dos filhos.
A exposição será acompanhada por uma oficina de ilustração ministrada por um dos autores, Paulo Galindro, dia 18 de março, pelas 14h30. As inscrições são gratuitas e limitadas ao número de vagas existentes.
O Plano Municipal de Leitura pretende constituir-se como uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura. Este projeto da Câmara de Matosinhos enquadra um conjunto de iniciativas que já faziam parte do programa cultural da autarquia, acrescentando-lhe novas atividades e, fundamentalmente, uma visão abrangente e estratégica. Não se limita, por isso, aos espaços e públicos mais convencionais, indo igualmente ao encontro, por exemplo, da população mais idosa e institucionalizada do concelho.
Sobre os autores:
Natalina Cóias nasceu a 17 de julho de 1972. É licenciada em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação João de Deus. Iniciou-se na ilustração de livros infantis em 2009 com Hoje não Quero Dormir!!!, em colaboração com Alexandre Honrado, e ilustrou, em 2010, Um Amigo para Voar, A Flor do Coração e A Semente sem Sono. Em 2014 ilustrou a obra Feliz Natal Lobo Mau, seguindo-se O País da Roupa, editado em 2015. Desde 2012 que colabora na revista Pais & Filhos e no projeto «Princess Pea», uma linha de produtos de uso quotidiano, valorizados pelas suas ilustrações.
Paulo Galindro nasceu em 1970 e é licenciado em arquitetura. É autor de diversos livros ilustrados, feitos em parceria com alguns dos mais importantes escritores nacionais e internacionais, como Luís Sepúlveda, António Mota, David Machado, entre outros. Viu a sua obra premiada por diversas vezes. Juntamente com Natalina Cóias criou o coletivo de ilustração Pintarriscos.