Jovens assistem a concerto no Cine-teatro Constantino Nery.
A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, é um dos projetos de maior sucesso quer a nível nacional quer a nível internacional.
Sob a direção de Carlos Azevedo e Pedro Guedes e constituída por alguns dos melhores músicos de jazz da região norte do país, a OJM desenvolve hoje uma linha de orientação que privilegia, por um lado, a criação de um repertório próprio e, por outro lado, a organização de projetos específicos para os quais vem convidando solistas e maestros de relevo internacional.
Uma das apostas culturais da Câmara Municipal de Matosinhos na área do Jazz, através da Divisão da Juventude, tem sido a angariação e o desenvolvimento de novos públicos para este género musical. O “Jazz vai à Escola” é um evento com uma vertente predominantemente pedagógica, dinamizado por músicos da OJM. Todavia, esta iniciativa apresenta-se agora com uma novidade: são os jovens que vão ao encontro do jazz e assistem a um concerto de jazz, no Cine-teatro Constantino Nery, numa abordagem simples e divertida.
Hoje, dia 19 de abril, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os músicos, colocar questões sobre os instrumentos musicais ou os estilos de jazz existentes, de viajar pela história e evolução do Jazz.
A iniciativa repete-se no próximo 26 de abril, no Cine-teatro Constantino Nery, pelas 14h30.
“A Escola vai ao Jazz” insere-se no “Jazz Composers Forum”, um ciclo de concertos no Cine-teatro Constantino Nery dedicados a oito compositores em atividade nos dois lados do Atlântico.
São eles: Django Bates, Steve Bernstein, Bert Joris, Jason Lindner, Florian Ross, Darcy James Argue, Pierre Bertrand e Guillermo Klein.
Os concertos estão agendados para as seguintes datas: 19, 20, 26 e 27 de abril, pelas 22h00.