Câmara de Matosinhos adere a Color ADD. Estima-se que 5% da população do Concelho sofre de daltonismo.
A Câmara Municipal de Matosinhos decidiu ir ainda mais longe na sua política de inclusão.
Em breve será adotado em vários edifícios e equipamentos públicos, eventos, mapas e publicações, o código ColorADD, um sistema de identificação de cores “único, inclusivo, universal e transversal”.
Esta ferramenta, já aplicada com enorme sucesso em várias empresas e instituições, e distinguida internacionalmente com vários prémios, procura “garantir a plena integração de um público daltônico sempre que a cor é fator determinante de identificação, orientação ou escolha”.
O código ColorADD, desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas através de símbolos gráficos, assenta num processo de associação lógica que permite ao daltónico, através do conceito adição das cores, relacionar os símbolos e identificar facilmente toda a paleta de cores. O branco e o preto surgem para orientar as cores para as tonalidades claras e escuras.
“Não fazia sentido sermos uma Autarquia orgulhosa da sua bandeira da solidariedade e da acessibilidade e não disponibilizarmos esta ferramenta ao todos os cidadãos. Matosinhos é uma cidade cheia de cor, com umas praias fantásticas, espaços verdes lindíssimos e uma gastronomia de excelência. Nenhum cidadão deve ser alheado desta realidade”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Pinto.
“Esta ferramenta apresenta imensas potencialidades para Matosinhos. Vamos apresentar um projeto específico para o Concelho. O nosso objetivo é incluir. Não descriminar. Por isso, a nossa ação é pensada e planeada para todos. Não apenas para quem sofre de daltonismo. Estou convicto de que o ColorAdd representará uma mudança de mentalidade”, afirma Miguel Neiva, responsável pelo projeto.
Para o efeito, será assinado um protocolo com a ColorAdd para a implementação daquele código em áreas tão diversas como turismo, mobilidade, cultura, educação, urbanismo, educação e saúde.