
Lançamento do livro da autoria de Laura Castro decorreu hoje, dia 23 de maio, pelas 16 horas, na Galeria Municipal
Com a reabertura dos espaços museológicos e galerias de arte, a Câmara Municipal de Matosinhos preparou um programa de exposições, integrado nas comemorações do 25º aniversário do Museu Quinta de Santiago.
«25 anos depois, a Coleção de Arte Municipal, 1995-2020» é uma exposição tripartida que, até 6 de Junho, pode ser visitada no Museu da Quinta de Santiago, na Galeria Municipal e no edifício dos Paços do Concelho.
A par da mostra, a Câmara Municipal de Matosinhos lançou também o catálogo atualizado do acervo artístico, em dois volumes, e uma segunda edição do livro-inventário publicado em 1995, com as obras de arte incorporadas até essa data, ambos com textos de Laura Castro, investigadora e historiadora da arte e Directora-Regional da Cultura do Norte.
A Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, e o Vice-presidente e Vereador da Cultura, Fernando Rocha, marcaram presença neste momento integrado na programação do Senhor de Matosinhos 2021.
Diretora Regional da Cultura, Laura Castro é doutorada em Arte e Design pela Universidade do Porto — Faculdade de Belas Artes (2010), mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1993), e licenciada pela UP — Faculdade de Letras.
É também professora na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, da qual foi diretora entre 2013 e 2017, e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da mesma escola, indicam os dados biográficos do Ministério da Cultura.
A exposição “25 anos depois, a Coleção de Arte Municipal, 1995-2020” apresenta a retrospetiva dos últimos vinte e cinco anos de aquisições de obras de arte nos quais a autarquia de Matosinhos tem investido para enriquecer o seu acervo artístico de carácter público, com cerca de 450 obras, tornando-a uma das mais importantes coleções municipais a nível nacional.
Esta retrospetiva mereceu a atenção do ‘Pro-Museus, Programa de Apoio Financeiro’ da Rede Portuguesa de Museus, da qual o Museu Quinta de Santiago faz parte desde 2003.
No Museu Quinta de Santiago, estão expostas cerca de uma centena de obras, entre quadros de paisagens e retratos, além de esculturas, nomeadamente de Irene Vilar, quer nas antigas cavalariças da ‘Quinta de Villa Franca’ quer nos jardins.
Já na Galeria Municipal, a seleção recai sobre a arte contemporânea de artistas como Armanda Passos e Sobral Centeno, dando ainda a conhecer algumas obras dos quatro Simpósios de Pintura realizados.
No Edifício dos Paços do Concelho, estão expostas obras dos artistas Augusto Gomes, António Carneiro, John Sargent, Júlio Resende, José Emídio, Rui Anahory, entre outros, que retratam as paisagens, costumes e as atividades económicas.
Paralelamente a esta exposição, foi disponibilizada uma aplicação multimédia que permite ao visitante, através de tecnologias como a realidade virtual e a realidade aumentada, explorar estas e outras obras de arte que, no futuro, ficarão igualmente disponíveis na app. Horários dos espaços da exposição:
Edifício dos Paços do Concelho e Galeria Municipal:
Segunda a sexta, das 09h às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00
Museu da Quinta de Santiago:
Terça a domingo das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00
Entrada gratuita
