Na passada sexta-feira, 18 de Novembro, decorreu a apresentação do livro “A Cidade Moderna”, da autoria do pintor lecense António Mendes, com textos do arquiteto matosinhense António Menéres, no âmbito da programação da Feira do Livro Municipal, que decorre no Museu da Quinta de Santiago até 30 de Dezembro, e do “III Outono Cultural” da Junta de Matosinhos e Leça da Palmeira.
O livro, com edição da Seda Publicações, reúne um conjunto de 21 obras de arte de António Mendes acerca da sua visão sobre a cidade moderna. O artista através das técnicas da pintura a óleo, aguarela e desenho explora sete espaços relacionados com a complexidade de uma urbe de finais do século XX e inícios do século XXI, entre as quais a biblioteca, o café, o museu ou a praia. Elvira Castanheira, que apresentou a publicação, destacou o trabalho apurado e simbólico do artista, considerando que este “saiu da sua zona de conforto” para nos legar um conjunto de obras magníficas e inquietantes, abrilhantadas com textos de António Menéres.
No final, houve ainda espaço para o vasto público presente assistir a um recital de piano, no antigo escritório da casa de Santiago, pelo músico e compositor José Veloso Rito, que interpretou diversos temas da sua autoria, como “Sonata da Água”. De referir que o artista tocou num piano alemão adquirido em 1900 pelo célebre pianista Óscar da Silva. A peça encontra-se em depósito no museu desde 2009, graças ao Eng.º Fernando Rocha dos Santos.