“O amor não se vê com os olhos mas com o coração”, uma frase inspiradora de William Shakespeare, foi o mote criado à volta da celebração do Dia de S. Valentim, mais comummente conhecido como Dia dos Namorados.
Em Matosinhos, não faltaram opções para se divertir e passar um dia ou um momento diferente e especial.
E para aquecer ainda mais os corações dos apaixonados, o Museu da Quinta de Santiago antecipou-se um pouco e iniciou o programa das festas na noite do dia 13 de fevereiro com uma visita enamorada, um percurso pelos espaços sociais e íntimos da família Santiago, a rota para um encontro amoroso.
E o mote foi o Amor! Nesta visita especial e inédita, contou-se a história de amor de João Santiago e Maria Carolina. Entre factos, ficção, maledicência e humor os visitantes acompanharam as personagens por vários espaços da casa, até mesmo os mais escondidos!
Esta foi também uma oportunidade para ouvir e dançar a valsa, conhecer códigos de comportamento, regras de etiqueta, manuseares de leques, bengalas e luvas… uma linguagem secreta entre apaixonados numa época em que emoções e sentimentos não podiam ser expostos como hoje em dia.
Seguiu-se, no dia 14 de fevereiro, o regresso do “Moontosinhos”, um ciclo de visitas guiadas à História, às lendas e ao património do concelho, promovido pela Câmara Municipal nas noites de lua cheia. E como em fevereiro a noite de lua cheia coincidiu com a celebração do Dia dos namorados, esta sessão foi dedicada à “Cidade Enamorada” evocando diversos episódios históricos e lendários de Matosinhos relacionados com o amor.
Já no dia 15 de fevereiro, a comemoração do Dia dos Namorados culminou com um jantar “vegano”, que contou com a parceria da Maria Aragão na confeção de um cardápio especial, totalmente vegetariano, longe dos pratos tradicionais do dia-a-dia. A música ficou a cargo de um jovem pianista do projeto “Caixa de Som”.