Coleção Brasil, na Casa da Arquitectura, até 28 de abril de 2019
A exposição "Infinito Vão - 90 anos de arquitetura brasileira” já está aberta ao público na Casa da Arquitectura.
Inaugurada ontem, 28 de setembro, pelas 22h00, no Espaço Tanoaria da Casa da Arquitectura, esta mostra da Coleção Brasil, e de onde constam elementos de 90 anos de arquitetura brasileira, é constituída por 103 projetos e mais de 50 mil elementos, onde se destacam desenhos, fotografias, documentos textuais, filmes, maquetas e até cerâmicas, entre outros.
Na cerimónia de inauguração esteve Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, presidente da Assembleia Municipal, Eduardo Pinheiro, vice-presidente da autarquia, Fernando Rocha, vereador cultura, e António Correia Pinto, vereador da educação, bem como o presidente da Casa da Arquitectura, José Manuel Dias da Fonseca, e o diretor executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio.
No âmbito da inauguração desta exposição, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, a Casa da Arquitectura (CA) preparou uma programação especial e gratuita para o fim de semana inaugural, que decorre entre os dias 28 e 30 de setembro, e que inclui visitas guiadas pelos curadores, conferências, filmes, lançamentos e concertos.
Um pouco antes de "Infinito Vão”, pelas 21h30, foi também altura para inaugurar a exposição “Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha”, que aborda o sentido de habitar de Paulo Mendes da Rocha através de uma parte menos conhecida da sua obra, as habitações unifamiliares. A exposição, de entrada é livre, ficará patente na CA até ao dia 10 de fevereiro de 2019. O Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, visitou previamente a Casa da Arquitectura acompanhado pela presidente da Câmara e pelo vereador da Cultura.
Dentre a programação preparada pela CA para estes dias, destaque para o concerto de Adriana Calcanhoto, conhecida cantora e compositora brasileira, que decorre hoje, 29 de setembro, pelas 21h30, e para a conferência do arquiteto e Pritzker brasileiro, Paulo Mendes da Rocha, que decorre amanhã, 30 de setembro, pelas 18h30.
Refira-se que "Infinito Vão - 90 anos de arquitetura brasileira”, que estará patente na Casa da Arquitectura até abril de 2019, é o mais representativo certame feito até à data sobre arquitetura brasileira, e conta com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik.
“Infinito Vão” é o resultado de um processo de dois anos de trabalho que a CA levou a cabo no Brasil, reunindo um património com mais de 200 doações que vai integrar o acervo permanente da Casa.
A coleção materializa dois objetivos fulcrais: fomentar estudos de especialistas no tema, podendo ter o seu acervo consultado por pesquisadores; e compor futuras exposições do acervo da CA, somando-se à galeria de autores ‘residentes’ como Eduardo Souto de Moura, Paulo Mendes da Rocha, Álvaro Siza Vieira, Pedro Ramalho e João Álvaro Rocha, entre outros.
Neste caso concreto, “Infinito Vão” mostra 90 projetos de autores fundamentais para a compreensão da produção brasileira, sendo 20 deles integrantes do período moderno e outros 50 do período contemporâneo. Além dos desenhos e maquetes, a coleção possui cerca de 150 livros essenciais sobre o tema, que serão incorporados à biblioteca da CA.
Os projetos que voaram para Portugal resultam de contratos de doação assinados pelos arquitetos e seus herdeiros. A seleção esteve a cargo dos dois curadores brasileiros, Fernando Serapião e Guilherme Wisnik. O período moderno, compreendido entre as décadas de 1930 e 1970, é composto por projetos de autores consagrados de gerações diversas, representados por cópias autenticadas.
Cumprindo a sua missão, a Casa da Arquitectura pretende, assim, dar a conhecer este acervo ao grande público através desta grande exposição nos 900 m2 da Nave Expositiva, incluindo o lançamento de um catálogo e um ambicioso programa de atividades durante sete meses, entre Portugal e o Brasil, mostrando a excelência da arquitetura e cultura brasileiras para além dos limites da disciplina. O programa viaja pela arquitetura, cinema, literatura e música.
Mais informações sobre a exposição e programação paralela em https://bit.ly/2NitYAF.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
