
Nos dias 6 e 7 de Setembro, o Jardim Basílio Teles, em Matosinhos, vai estar em alegre corrupio com a realização de mais uma edição do “Arte Fora do Sítio”.
Este evento, realizado pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com várias instituições do concelho, traz a público e ao ar livre diversas manifestações artísticas, descontextualizando-as dos formatos e espaços convencionais e desafiando os jovens artistas matosinhenses a abandonarem a sua zona de conforto e a apresentarem as suas criações perante um público heterogéneo de uma forma criativa e irreverente.
Durante dois dias (06 de setembro das 15h00 às 02h00 e 07 de setembro das 15h00 às 18h00), o público poderá assistir e participar numa programação ininterrupta, composta por performances de música, dança, atividades radicais, artes plásticas e artes performativas.
Este ano o festival ficará ainda marcado por uma mostra de cultura japonesa que permitirá conhecer as artes do furoshiki origami, as massagens shiatsu, o reiki, a cerimónia do chá, uma exposição de ilustração Manga, o karaté shotokai e o laido. A iniciativa incluirá ainda workshops de argumento e layout anime, bem como de introdução ao desenho manga.
A programação definida para o festival inclui a final do concurso de bandas anteriormente desenvolvido em Matosinhos, o Matosinhos Rock Challenge, que levará os vencedores a Londres e a Liverpool e que decorrerá no sábado, dia 6, pelas 22h00.
As bandas Lemon Lovers, Plus e Black House of Wolves vão disputar o bilhete para Londres/Liverpool onde a banda vencedora terá a oportunidade de gravar em estúdio e tocar no The Cavern (Liverpool) e One Hundred (Londres), sempre acompanhada por uma equipa de filmagens que registará todos os momentos.
O dia 7 de agosto, domingo, pelas 15h00, ficará marcado pelo “Group Hug” – o maior abraço coletivo que Matosinhos já viu. Inspirados pelo movimento "abraços grátis", pretende-se reunir o maior número de pessoas num abraço coletivo em torno da valorização das pessoas enquanto elementos nucleares da sociedade. Junte-se a nós e venha bater records.
Ao longo de todo o fim de semana, poderá participar no “Se tens lata, traz a tua!” -construção/ instalação artística. A proposta que aqui se apresenta é que cada visitante traga uma lata vazia de qualquer bebida de forma a ser construído um mural que apele às inúmeras possibilidades de aliar a reciclagem à Arte.
Acresce à iniciativa, um skate park - para os amantes dos desportos radicais, que estará montado todo o fim de semana e onde os aficionados de skate, patins e bmx poderão experimentar as suas proezas.
Por fim, estará à disposição de todos os interessados um espaço infanto-juvenil em que os mais jovens terão acesso a um espaço com atividades de animação, pinturas faciais, jogos interativos e manualidades.
![]()
