Presidente da Câmara inaugurou exposição de fotografia “Piscina das Marés por Sérgio Jacques”
No âmbito do 4º aniversário da Casa da Arquitetura e dos 80 anos de Álvaro Siza, foi ontem, dia 25 de Junho, pelas 21,30 horas, inaugurada pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, na Sala de Exposições Informais da Casa da Arquitetura, uma exposição de fotografia de Sérgio Jacques sobre a Piscina das Marés.
Para celebrar os dois aniversários, a Casa da Arquitetura um programa comemorativo com diversas atividades, duas delas centradas na Piscina das Marés: a projeção da curta-metragem SIZÍGIA, produzido pela Ruptura Silenciosa, que decorreu no próximo fim de semana, dia 28 de Junho, e um workshop sobre fotografia orientado por Sérgio Jacques que se realizou nos dias 21, 22 e 23 de junho.
“A Piscina das Marés é uma das obras fundadoras da Obra de Álvaro Siza. Dela se pode dizer: daqui houve nome Siza. Sizígia está, em termos oceanográficos, associado às marés vivas. Mas, para a psicologia, tem a ver com aquilo que está no início, o arquétipo, mais propriamente o arquétipo da alteridade (masculino-feminino). É conhecido o texto de Álvaro Siza em que ele compara o trabalho do arquiteto ao do capitão de um navio. Ele é um homem do mar. E da cidade. Depois de muito tempo em alto-mar, sobrevém a necessidade imperiosa de aportar à cidade. O mar e a cidade (masculino-feminino) completam-se e requerem-se na vida dum marinheiro. Daqui, desta margem onde se situam a Piscina das Marés e a Casa de Chá, partiu o marinheiro Siza na demanda das suas índias”.
Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira nasceu em Matosinhos, em 1933. Estudou arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) entre 1949 e 1955, sendo a sua primeira obra construída em 1954.
Foi colaborador do Prof. Fernando Távora entre 1955 e 1958. Ensinou na ESBAP entre 1966 e 1969; reingressou em 1976 como Professor Assistente de "Construção". Foi Professor Visitante na Escola Politécnica de Lausanne, na Universidade de Pensilvânia, na Escola de Los Andes em Bogotá, na Graduate School of Design of Harvard University como "Kenzo Tange Visiting Professor"; continua a lecionar na Faculdade de Arquitetura do Porto.
Autor de numerosos projetos, é em Matosinhos que se encontram alguns dos seus trabalhos mais emblemáticos: a Piscina da Quinta da Conceição (1958-1965), a Piscina das Marés (1961-1966), a Casa de Chá da Boa Nova (1958-1965), a marginal de Leça da Palmeira (2006) que, para além de unir estas duas últimas obras, resulta num espaço adaptado às suas novas funções e características de centralidade e de espaço de lazer.
O momento de inauguração desta exposição “Piscina das Marés por Sérgio Jacques” foi também de festa, com bolo e velas à mistura, para comemorar os 4 anos da Casa da Arquitetura.
![]()
