Autarcas debateram a concessão dos STCP e da Metro.
Matosinhos acolheu hoje, dia 24 de abril, a 8ª reunião do Conselho Metropolitana do Porto.
O processo de concessão do Metro do Porto e da STCP, as contas da Área Metropolitana do Porto relativas a 2013, os contratos relativos ao QREN foram alguns dos assuntos em destaque.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, na qualidade de anfitrião, apresentou um filme com alguns dos investimentos em curso e previstos no Concelho, nomeadamente o Museu da Diáspora e o Quadra Design District, apelando ao apoio do ponto de vista político dos restantes autarcas para a concretização destes projetos.
Com o objetivo de colocar Matosinhos na rota da Inovação e Criatividade, a Câmara de Matosinhos e a Escola Superior de Artes e Design assinaram, a 12 de junho de 2009, um protocolo de colaboração no sentido de valorizar o espaço urbano da Quadra Marítima. A abertura da Galeria de Arte Espaço Quadra, em 2011, no antigo Posto de Turismo do Mercado de Matosinhos, foi um desses exemplos.
Desde então, este espaço tem acolhido várias exposições técnicas de destaque mundial.
Ainda no Mercado de Matosinhos encontra-se a Incubadora do Design que, a partir de maio, acolherá cerca de 30 empresas ligadas ao design gráfico, arquitetura, equipamento, produção têxtil, moda, vídeo e multimédia, e joalharia.
Também na Rua Brito Capelo/ Rua França Júnior serão recuperados dois edifícios devolutos, nas antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos, para darem lugar a um novo equipamento- Espaço Quadra- Centro de Inovação e Criatividade- com espaço comercial, formação, exposição e residência de artistas. O projeto Espaço Quadra, no valor de um milhão e meio de euros (Rua Brito Capelo e Mercado de Matosinhos) foi alvo de uma candidatura para financiamento por parte dos fundos do QREN.
A Galeria-Nave, no Edifício dos Paços do Concelho, que atualmente apresenta uma exposição de Maria Keil, irá acolher, no futuro, a Casa do Design, um espaço que dará a conhecer as coleções privadas e mostrará a história do design em diferentes áreas.
Monumento de Interesse Público, edificado entre 1897 e 1901, a “Real Vinícola» foi a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul e começará a ser recuperada dentro de um mês para acolher a Casa da Arquitetura, com obras do espólio de Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, entre outros arquitetos, a Orquestra Jazz de Matosinhos, um Café/Bar, eventos, lojas ou escritórios.
Todos estes equipamentos, no âmbito do projeto Espaço Quadra, irão transformar Matosinhos numa cidade ainda mais atrativa, permitindo a Autarquia candidatar em 2015 Matosinhos à Rede de Cidades Criativas da UNESCO para ser uma “Cidade de Design”.
Já o Museu da Diáspora é uma peça integrante do projeto do Auditório Municipal da autoria do arquiteto Alcino Soutinho, que completará o Centro Cívico de Matosinhos, depois do Edifício dos Paços do Concelho, da Biblioteca Florbela Espanca e da Galeria Municipal.
O Museu da Diáspora terá um auditório para 90 pessoas, espaços multimédia, jogos interativos, projeção de filmes, serviço educativo, galeria, etc., e incidirá sobre a emigração e a língua portuguesa.
A este apelo o Presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Dr. Hermínio Loureiro, respondeu positivamente, considerando que, “pela sua dimensão”, são “projetos de interesse metropolitano”.
Relativamente à intenção do Governo de avançar com a concessão do Metro do Porto e da STCP sem acautelar os interesses das populações, os autarcas de Matosinhos, Gondomar, Vila Nova de Gaia e Santo Tirso manifestaram-se contra, tendo acordado em preparar uma posição comum do Conselho Metropolitano do Porto junto do Governo.
Também a anunciada reorganização hospitalar mereceu críticas por parte dos presidentes de alguns municípios. O Dr. Guilherme Pinto frisou que o Hospital Pedro Hispano “funciona a 50% da sua capacidade e tem hoje equipamentos que estão em desuso” face à concorrência de outros hospitais da região. Aliás, o edil propôs ao Conselho a realização de um levantamento de todas os serviços que as autarquias prestam e que são competência da Administração Central.
![]()
