O arquiteto Sidh Mendiratta, vencedor da 8ª edição do Prémio Fernando Távora, apresentou ontem, dia 7 de outubro, pelas 22h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, a conferência "Domus-fortis in Æquator: habitação e paisagem nos territórios rurais do Império Português no Oriente".
O Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, marcou presença nesta iniciativa integrada nas Comemorações do Dia Mundial da Arquitetura 2013.
A conferência incidiu sobre a viagem realizada aos quatro territórios do antigo Estado da Índia - Província do Norte, Goa, Sri-Lanka e Timor-leste – na busca de vestígios arqueológicos de casas-torre de origem portuguesa que comprovem a sua disseminação e o seu papel matricial na estruturação dos respetivos territórios.
O arquiteto disponibiliza um blogue dedicado ao projeto vencedor e à viagem que se encontra a realizar: textos, fotografias e informações sobre a preparação da viagem podem ser acompanhados em domusinaequator.wordpress.com.
O Prémio Fernando Távora destina-se a perpetuar a memória do arquiteto, valorizando a importante contribuição da viagem e do contacto direto com outras realidades, na formação da cultura do arquiteto.
Organizado pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, desde 2005, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação Casa da Arquitetura e contando com o patrocínio da AXA Seguros, o Prémio Fernando Távora distingue, com uma bolsa de viagem, a melhor proposta de viagem de investigação, a selecionar por um júri nomeado todos os anos para o efeito.
Assim, para além da conferência, a noite ficou também marcada pelo lançamento da 9ª edição do Prémio, com apresentação pública do júri e divulgação do novo regulamento.